Falando de Bola
O Coritiba finalmente estreou na temporada 2025 ao vencer o São Joseense por 3x0 dentro do Couto Pereira. Após iniciar o ano com o time Sub-20 perdendo em casa para o Londrina, a comissão técnica resolveu colocar o elenco principal em campo na partida da última quarta-feira.
Ainda é muito cedo para fazer qualquer análise mais detalhada sobre o time alviverde, mas quero compartilhar com vocês um pouco do que achei sobre a estreia dos novos reforços do Coritiba e também sobre o técnico Mozart.
RAFINHA
O lateral-direito voltou a vestir a camisa alviverde depois de 20 anos longe do Couto. Jogou pouco tempo ontem, mas sabemos o que o experiente jogador poderá trazer ao time alviverde em seu retorno.
Rafinha já não tem mais o vigor físico de outros tempos, mas conhece os atalhos do gramado e poderá ajudar muito o Coritiba, não só dentro de campo como também fora dele, sendo uma liderança positiva para o time, principalmente para os mais novos. É um jogador reconhecido mundialmente, muito elogiado por Guardiola, que foi seu técnico no Bayern de Munique, e que poderá trazer ao Coritiba o espírito vencedor, algo que não se vê há muito tempo no Alto da Glória.
Além disso, poderá ajudar muito o jovem lateral-direito Felipe Guimarães, que ontem se mostrou uma grata surpresa. Como Rafinha não deverá jogar todas as partidas do ano, a ajuda para o desenvolvimento do jovem lateral será importantíssima para que o Coritiba possa revelar mais um bom jogador.
MAICON
Estreia segura do zagueiro. Em sua primeira partida como jogador do Coritiba, já foi escolhido como capitão da equipe.
Em campo mostrou virtudes e deficiências. Bem colocado no sistema defensivo, foi importante no corte de uma jogada perigosa do São Joseense, porém, mostrou lentidão em dois lances, sendo facilmente batido pelo atacante adversário. Esse defeito já era conhecido, e caberá ao Mozart acertar o time em seu sistema defensivo para que a zaga tenha cobertura.
Saiu no início do segundo tempo com aparentemente uma lesão muscular, porém, como saiu andando normalmente, deve ter sido substituído por precaução.
GEOVANE
Outra boa estreia. Jogador inteligente, de boa marcação e que faz muito bem a triangulação pelo lado direito.
Apesar do pouco tempo em campo, mostrou que pode ser um jogador muito útil na temporada. Passou a impressão de se tratar de um jogador confiável quando vier a ser utilizado.
CAIO MATHEUS
Estreia discreta, mas pode trazer ao Coritiba algo que faltou na temporada passada: jogadas em velocidade.
Iniciou bem o jogo, partindo em velocidade ao ataque e só não chegou na cara do gol porque foi parado com falta pelo adversário. Logo em seguida cobrou o escanteio que originou o gol do Coritiba.
Ajudou também na recomposição pelo lado esquerdo.
Foi sacado antes da metade do segundo tempo para que Mozart pudesse fazer uma variação tática.
EVERALDO
O experiente atacante entrou muito bem na partida e mostrou que pode ser uma boa alternativa para o treinador alviverde.
Roubou bolas, finalizou, se movimentou e se mostrou um atacante versátil, que pode dar alternativas ao treinador. Pode fazer um bom trio com Brumado e Lucas Ronier no setor ofensivo.
Nos últimos anos fez temporadas discretas e a grande dúvida que fica é se no Coritiba repetirá o futebol que o levou ao Fluminense e Corinthians, ou se será o jogador que não se destacou no Sport/PE, América/MG e Vitória/BA.
MOZART
Fez um bom trabalho em sua reestreia no Coritiba.
Em sua primeira partida fez com que jogadores tão criticados em 2024, como Jamerson, Junior Brumado e Matheus Bianqui, fizessem um bom jogo.
Apesar de ser ainda a primeira partida sob seu comando, já tive a impressão de que o Coritiba será mais seguro defensivamente, além de ser um time que deverá ter o controle do jogo em grande parte das partidas que terá nesta temporada, principalmente dentro de casa.
Como conhece bem o ambiente, o Alto da Glória e o torcedor Coxa-Branca, saberá usar isso para lidar com seu elenco e mantê-los motivados o ano inteiro, principalmente porque sabe as necessidades e as angústias do clube e da torcida alviverde.
Essa foi minha impressão sobre os novos contratados do Coritiba em sua estreia. Óbvio que ainda é muito cedo para uma análise mais concreta e detalhada, mas a primeira impressão foi positiva, independente do adversário que enfrentou. Mas sabemos que a temporada será longa e o Coritiba ainda precisa ser reforçado, para que possa atingir o seu principal objetivo: o retorno à Série A.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)