Falando de Bola
Há muito tempo temos observado o Coritiba viver em uma gangorra de resultados. Quando todos acham que o time vai engrenar, vem uma derrota e mostra que o torcedor Alviverde tem vivido de ilusões nos últimos anos.
Culpados, podemos achar vários, mas principalmente aqueles que montam times pensando apenas em metas humildes demais para um time que já foi respeitado em cenário nacional.
A derrota para o Cianorte simboliza bem o que vem sendo a tônica do Coritiba nos últimos anos.
Antigamente, o time Alviverde ia até o interior a atropelava o adversário que fosse. Hoje, o torcedor escuta o seu treinador, ou seria interino, dizendo que o time encontrará muitas dificuldades, como se justificando com antecedência uma possível derrota.
Apesar de acreditar que o Coritiba possa se classificar para as finais, não diria mais tranquilamente, mas sim é possível, a situação ficou complicada depois da segunda derrota para o Cianorte neste campeonato paranaense.
Como acreditar que um time que não marcou nenhum gol em duas partidas contra o "Leão do Vale", conseguirá marcar dois gols em uma partida que não só o resultado adverso será um fator complicador como também a pressão que recairá sobre os jogadores Alviverdes com a obrigatoriedade da vitória.
E não bastará uma vitória por um gol, mas sim dois gols para que o time não precise das penalidades máximas para passar de fase.
E não se tem como confiar que este elenco atingirá a meta para chegar a final. Falam tanto em números, mas se fossemos analisar o campeonato apenas se baseando neles, chegaríamos a conclusão de que o Coritiba é o time mais fraco destas semifinais, afinal perdeu na primeira fase para Cianorte, Londrina e Atlético.
E quando um time, baseado em resultados, se torna mais fraco que um time da Série D ou outro da Série B, chega-se a conclusão de que o Coritiba, no campeonato brasileiro, não lutará por outra coisa que não seja escapar do rebaixamento, rotina da equipe nos últimos anos.
E assim o Coritiba vai seguindo seu caminho de ilusões, decepções, fracassos, judiando do seu torcedor, que já não acredita nesta equipe, muito menos tem motivação para ir a campo ver seu time jogar, a média de público no Couto Pereira mostra isso.
Fico aqui imaginando que não há marketing ou campanha de sócio que traga torcedor ao estádio, quando o produto final, o time, não empolga ninguém.
Existem pessoas que tentam encontrar exemplos de times com torcidas que se mantém fiéis mesmo perante a ausência de bons resultados ou títulos, mas isso não cabe aqui, isso já ficou provado.
O tal apoio incondicional não passa de pura ilusão, assim como achar que este time irá conseguir chegar a algum lugar sem se reforçar!
"O alimento da juventude é a ilusão!"
Renè Descartes
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)