Falando de Bola
Nos últimos anos o Coritiba sempre tirou um coelho da cartola para escapar do rebaixamento. Assim foi com Joel em 2014, Henrique Almeida em 2015, e na falta de um centroavante goleador em 2016, o técnico Paulo César Carpegiani encontrou o meia Raphael Veiga.
Em 2017, a diretoria praticamente dormiu no ponto, não contratou um "salvador da pátria" no segundo semestre e grande parte da torcida pensou que desta vez esse coelho não sairia de dentro da cartola.
Mas os "fatos novos" desta temporada já estavam dentro do elenco, diferentemente de anos anteriores.
E assim nas defesas de Wilson, espetacular contra o Sport, e nas bolas paradas de Carleto, extremamente eficientes contra o mesmo Sport, o Coritiba conseguiu sair da zona do rebaixamento após algumas rodadas.
Não é de hoje que o goleiro Coxa-Branca tem se notabilizado como o principal jogador do time. Neste campeonato brasileiro, Wilson reina soberano como o jogador favorito da torcida. E com suas simples, mas espetaculares defesas, tem salvado o Coritiba de muitas situações desfavoráveis. Ontem, talvez tenha sido a sua grande atuação como goleiro do time Alviverde, e logo em uma partida importantíssima para o time. Os dois pênaltis defendidos, o puro reflexo no rebote da segunda cobrança de Diego Souza, além de outras várias defesas durante a partida, mostram ser ele um dos coelhos que saiu da cartola de Rogério Bacellar nesta temporada.
E junto ao eficiente goleiro do Coritiba, vieram as bolas paradas de Thiago Carleto. Hoje, bolas paradas próximas a área do adversário trazem grande perspectiva de gol ao time Alviverde. Ontem, contra o Sport, não foi diferente. Três delas originaram gols, e só não saiu o quarto porque o goleiro Magrão fez um verdadeiro milagre no chute de Cleber Reis.
Alguns dizem que o Coritiba joga feio, retrancado e só consegue marcar gols de bola parada. Se isso for suficiente para continuar na primeira divisão em 2018, que assim seja. O que vale é bola no fundo da rede, independente da maneira que ela for parar lá.
Agora é contra o Avaí, hoje adversário direto na tabela, mas para mim um dos quatro que irão cair.
Jogo para o Couto Pereira lotado, independente de ser em um sábado, às 21:00 hs, e no meio de um feriado.
Pelo que os jogadores fizeram em Recife, eles merecem uma grande festa da torcida no sábado.
Uma vitória sobre o Avaí, e a zona do rebaixamento começará a ficar um pouco mais distante. Sport, Ponte Preta e Vitória tem jogos difíceis fora de casa. Três pontos sobre os catarinenses e o Coritiba tem chances de já abrir alguns pontos sobre a ZR.
Sábado, todos os caminhos levam ao Alto da Glória!
Enquanto o Coritiba está fora da zona do rebaixamento, o Vitória ocupa a penúltima posição na tabela de classificação.
E o Vágner Mancini hein...
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)