Falando de Bola
Por compromissos particulares não pude assistir a estréia do Coritiba no campeonato brasileiro. Logo, qualquer relato técnico sobre o time com base na vitória contra o Atlético/GO resta prejudicado.
Mas não nego que a goleada sobre o time goiano me deixou empolgado para o restante do campeonato.
Com certeza ainda é muito cedo para ter uma conclusão mais concreta sobre onde o Coritiba pode chegar no campeonato brasileiro, mas alguns fatores tem me ajudado a ficar otimista quanto ao futuro do time.
O 38º título do campeonato paranaense pode ser o primeiro motivo. Por mais que senha tenha vencido o rival em má fase, não se pode fechar os olhos para a motivação trazida por vencer um Atletiba decisivo. E mais, vencendo com autoridade, sem ter o título ameaçado em nenhum momento nas duas partidas das finais.
Ali, começou a aparecer um fator que pode fazer a diferença em favor do Coritiba no Brasileirão: A qualidade técnica do trio de meia-cancha. Muito das expectativas da torcida Alviverde passarão pelos pés de Alan Santos, Matheus Galdezani e Anderson.
A efetivação de Pachequinho também pode ser contado como um fator positivo. Apesar da necessidade de um treinador mais experiente em certas ocasiões, não resta dúvida de que a permanência do treinador que tem o apoio de seu elenco é fundamental para que o time tenha uma certa tranqüilidade para trabalhar. É óbvio que esta "calmaria" só terá continuidade se os resultados ajudarem, porém efetivar um treinador que conhece bem o clube e tem o apoio do elenco é outro passo dado para a frente.
A contratação de bons reforços, qualificando o elenco, é outro fator fundamental para que o time tenha sucesso no Brasileirão. E isso a diretoria vem tentando fazer.
As chegadas de Leo, Thiago Carleto, Tomas Bastos (que já ajudou muito em sua estréia), Getterson e Alecsandro, dão ao treinador boas opções técnicas e também táticas para a montagem de sua equipe.
Como exemplo é só observar as opções que Pachequinho tem para montar o seu ataque: Kleber, Henrique Almeida, Alecsandro, Neto Berola, Iago Dias, Getterson e Rildo.
Ainda faltam algumas peças para que o elenco fique mais forte, como a contratação de um zagueiro que venha para assumir a titularidade no lugar de Juninho, e também mais um meia, que pode ser o tão esperado jogador argentino Matias Suarez.
Com estas contratações e a permanência integral do time base, a chance do Coritiba fazer um campeonato brasileiro é muito acima da expectativa que a torcida tinha poucos meses atrás.
Resta torcer para que, além dos jogadores e comissão técnica fazerem o seu papel, que a diretoria de todo o respaldo que os atletas precisem, mantendo-se apenas nos bastidores e deixando os holofotes para aqueles que realmente fazem a torcida Alviverde vibrar: os jogadores.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)