Falando de Bola
O Coritiba inicia neste sábado contra o Avaí a série de cinco jogos contra concorrentes diretos na fuga pelo rebaixamento à Série B do futebol brasileiro. Mais uma vez, naquilo que vem se tornando uma triste rotina na vida do clube, a árdua luta para não cair.
O prognóstico neste momento não é favorável. O Coritiba joga um dos piores, senão o pior, futebol da Série A neste momento. Talvez somente o Juventude esteja performando abaixo, por isso seja atualmente o lanterna do campeonato, com uma situação praticamente irreversível.
Mais uma vez nos agarramos à esperança de que o Coritiba pode tirar forças não sei de onde para conseguir reverter mais esta situação. Os mais céticos não acreditam mais. Se apegam nas estatísticas para dizer que já caímos. Eu faço parte do time dos otimistas, daqueles que acreditam. Iludidos, alguns dizem, mas só jogarei a toalha se realmente a matemática dizer que não é mais possível.
Na última live da TV COXAnautas, quando comentamos sobre o momento atual e o futuro do Coritiba no Brasileirão, fiz uma projeção dos próximos cinco jogos do clube, os quais para mim serão fundamentais para definir qual caminho o clube seguirá neste Brasileirão. O meu lado otimista e torcedor acredita que conseguir quatro vitórias e um empate é perfeitamente possível, desde que, o time jogue bola como raras vezes jogou neste campeonato.
Mas os céticos, ou diria mais realistas, se perguntam: “Como é que o Coritiba vai vencer quatro nos próximos cinco jogos, se em vinte e três venceu apenas seis?”
Se olharmos somente por esse lado, já podemos cravar mais uma queda na vida de um clube que tem se acostumado entre indas e vindas da Série A para a Série B e vice-versa. Se levarmos em conta o retrospecto até agora, teremos no máximo mais três vitórias nos jogos restantes, o que nos levará a mais um rebaixamento. Mas prefiro acreditar que ainda é possível e que veremos um novo Coritiba a partir do jogo contra o Avaí.
Como otimista que sou, vejo os próximos cinco jogos como o caminho da sobrevivência neste Brasileirão. O Coritiba precisa jogar bola, se impor, mostrar que quer continuar na primeira divisão. Teremos três jogos em casa (Avaí, Atlético/GO e Ceará) que precisamos vencer, e mais dois fora (América/MG e Botafogo) que tornam fundamental tirar o pijama e trazer quatro pontos para casa. Com 13 pontos ganhos dos próximos 15 que disputaremos, a permanência na Série A passa a ser mais possível.
Podem me chamar de maluco ou totalmente fora da realidade. Se olhar somente pelo lado racional, não tiro a razão daqueles que acham que o Coritiba já caiu, afinal o que temos vendo dentro de campo não leva a pensar o contrário. Mas enquanto houver chances, acreditarei como sempre. Esse campeonato está muito equilibrado, muitos times estão flertando com o rebaixamento, mas se lutarmos temos todas as condições de sair desta situação difícil.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)