Falando de Bola
A campanha do Coritiba neste primeiro turno foi extremamente consistente. E grande parte desta excelente produção da equipe no primeiro turno deve-se ao trabalho do técnico Gustavo Morínigo, que conseguiu dar um padrão de jogo ao time, fazendo com que o Coritiba consiga ter o controle em grande parte dos jogos.
Salvo alguns momentos ruins do time alviverde no primeiro turno, como as derrotas para Botafogo, Operário e principalmente para o CSA, o Coritiba vem se mantendo estável na competição. A equipe vem se mostrando muito sólida, sofrendo pouco em seu sistema defensivo, sendo letal no ataque e tendo o controle do jogo em praticamente todas as partidas deste campeonato.
O técnico Gustavo Morínigo dá mostras de conhecer profundamente o elenco que tem, sabendo extrair o máximo de seus jogadores, usando as características de cada um para armar a sua equipe. Hoje, o Coritiba tem em seu elenco jogadores que possuem variados estilos de jogo e que proporcionam ao treinador, variar a estratégia de jogo durante as partidas.
Ontem, contra a Ponte Preta, isso ficou claro quando o treinador promoveu as entradas de Gui Azevedo e Rafinha, alterações que mudaram o panorama da partida e trouxeram novamente o Coritiba para o jogo, uma vez que, naquele momento, o time alviverde vinha sendo pressionado pelo adversário, que utilizava muito bem os lados do gramado.
Mesmo com os três atacantes fazendo uma partida abaixo da média, Morínigo não fez o óbvio, que era a saída de Waguininho, e sacou Léo Gamalho, que também não vinha fazendo um bom jogo. Com a alteração, o Coritiba conseguiu fechar o corredor do lado esquerdo, evitando que a Ponte Preta atacasse pelo lado direito e, consequentemente com a centralização de Waguininho, conseguiu também uma maior pressão na saída de bola do adversário. Assim, o Coritiba retomou o controle do jogo e chegou ao segundo gol após uma ótima puxada de contra-ataque de Igor Paixão.
Muitas vezes não entendemos o que se passa na cabeça de um treinador e qual a estratégia pretendida em algumas alterações, mas ontem, Morínigo, mais uma vez, mostrou conhecer muito bem o seu elenco, fazendo as alterações que levaram o Coritiba à vitória e ao simbólico título de campeão do primeiro turno.
Morínigo está trazendo ao Coritiba algo que a torcida Coxa não vê há muito tempo, que é um time sólido e confiável, com um estilo de jogo muito bem definido e eficiente. Assim, mesmo que o adversário a ser enfrentado traga a sensação de que o time alviverde terá muitas dificuldades, a sensação que a equipe passa é que pode vencer, seja onde for a partida.
Um treinador que, apesar de ser vice-campeão da Libertadores com um time modesto do Paraguai, chegou abaixo de desconfiança da torcida alviverde, e aos poucos, vem mostrando o grande acerto da diretoria em sua contratação.
Mais do que fazer do seu time uma equipe totalmente equilibrada, o maior mérito de Gustavo Morínigo é convencer cada vez mais a exigente torcida alviverde de que o Coritiba tem um grande treinador. Aos poucos, o torcedor passa a entender as estratégias utilizadas por Morínigo e se convencer de que o Coritiba tem a beira do campo um treinador capaz de levar o clube não só para a primeira divisão, como também conquistar o título de campeão da Série B.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)