Falando de Bola
Salve, caros amigos! Depois de uns dias de descanso, volto ao convívio dos leitores do COXAnautas para falar sobre o que espero do Coritiba para 2022.
Antes de mais nada, quero agradecer a todos que estiveram juntos com o COXAnautas em 2021. Foi um ano intenso, de muito trabalho através das lives, entrevistas, textos, dia a dia da editoria, enfim, tudo compensado com a volta do Coritiba à primeira divisão. Em 2022 estaremos ainda mais juntos. Estamos preparando várias novidades para que vocês se sintam cada vez mais em casa e informados com a credibilidade que é a marca do COXAnautas.
Mas, voltando ao que interessa, mais uma vez começo um ano de forma otimista com as coisas do Coritiba. As pessoas que me conhecem sabem que sou um otimista por natureza, e não seria diferente quando se trata do nosso clube do coração.
O primeiro passo para o meu otimismo foi a manutenção da comissão técnica. Como um entusiasta do trabalho de Gustavo Morínigo e seus pares, penso que a diretoria já deu a primeira “bola dentro” quando acertou a permanência da comissão. Após um ano difícil, de altos e baixos, mas com o objetivo final cumprido, acredito que, com maior conhecimento do clube e do futebol brasileiro, a possibilidade de um trabalho ainda mais qualificado é ainda maior.
O segundo passo foi a criação da Sociedade Anônima do Futebol. Não tenho dúvida que o Coritiba deu um grande passo para uma transformação que deverá render bons frutos no futuro. Após ler muito sobre o assunto e coordenar a produção de vasto material, entre entrevistas e lives, não tenho dúvida que, se for bem gerida, a SAF do Coritiba será um sucesso.
O terceiro passo me surpreendeu. A volta de Rene Simões ao clube, desta vez como Head Esportivo, traz novamente ao clube um cara que deixou boas lembranças e que sempre demonstrou uma forte identificação com o Coritiba. Torço muito para que ele faça um excelente trabalho e que além de executar bem sua função, possa ser importante no aspecto motivacional, algo que ele sabe fazer muito bem.
O quarto passo, e que na visão do torcedor talvez seja a mais importante, que é a contratação de reforços, tem me animado até o momento. Dos nomes anunciados até agora, a única incógnita é o uruguaio Pablo Garcia, mas, após ler relatos sobre ele, espero que confirme no futebol brasileiro a moral que tem nas categorias de base do seu país. Os demais nomes serão extremamente úteis e importantes na temporada.
O lateral-esquerdo Egídio dispensa comentários. É um jogador experiente, vencedor e bom de grupo. Na sua primeira entrevista como jogador do Coritiba já deixou clara a sua satisfação em estar no clube. Dentro de campo é um lateral ofensivo, que tem no apoio ao ataque o seu ponto forte. O mesmo não se pode dizer da questão defensiva, mas aí a comissão técnica que se vire para encontrar o equilíbrio. Além disso, a sua experiência deverá ser bastante útil para o desenvolvimento e evolução dos jovens Guilherme Biro e Ângelo.
O atacante Alef Manga foi um ótimo movimento do Coritiba no mercado da bola. Vindo de uma temporada excelente, com vários gols e participação importante no acesso do Goiás, é um jogador que, se estiver focado e com a cabeça no lugar, poderá ser uma peça decisiva para o time Coxa em 2022. Para mim, o Coritiba foi extremamente feliz em trazê-lo para ocupar o lugar que era de Waguininho. A velocidade e o poder de conclusão de Alef Manga devem ter um peso maior em relação a disciplina tática do antigo titular.
E para terminar, o meia Régis finalmente acertou com o Coritiba para ser o camisa 10 do clube na temporada. Qualidade ele já mostrou que tem, a ótima temporada pelo Guarani mostrou isso. Falta só o meia provar que pode fazer uma participação na Série A com a mesma intensidade. Se o aspecto físico não atrapalhar, o time alviverde trouxe uma ótima opção para a armação da equipe.
As contratações não devem acabar por aí. O presidente disse que o clube traria em torno de 14 jogadores. Até o momento apenas 4 chegaram. Se o nível dos próximos for o mesmo dos que estão chegando, o meu otimismo com certeza aumentará ainda mais e com ele a esperança de ver o Coritiba fazer uma excelente temporada.
Que a temporada 2022 comece logo. Não vejo a hora de ver o Coritiba jogar!
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)