Falando de Bola
Para quem, como eu, esperava que o Coritiba trouxesse no máximo cinco jogadores nesta janela de transferências, deve estar surpreso com a possibilidade do clube trazer de nove a dez reforços.
Confesso que eu esperava que a esta altura do campeonato, o Coritiba tivesse com o time praticamente definido, entrosado e que precisasse de apenas alguns pequenos ajustes. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Estamos na segunda rodada do segundo turno e o time ainda tem algumas carências e busca saná-las montando praticamente um novo time.
Isso denota um erro no planejamento de futebol, com certeza sim. Várias contratações que vieram não deram o retorno esperado e em razão disso, os pequenos ajustes tornaram-se praticamente a montagem de uma nova equipe.
Cinco jogadores já foram apresentados, dos quais dois (Bruno Gomes e Jesus Trindade) já estrearam, dois (Hernán Perez e Rafael Santos) foram relacionados para o jogo contra o Santos e um (Gabriel Vasconcellos) se lesionou nos treinamentos e ainda não tem nada para estrear com a camisa alviverde.
Mais quatro estão fechados, mesmo ainda não tendo sido apresentados oficialmente. O volante Juan Diaz e o zagueiro Jhon Chancellor já estão treinando no CT da Graciosa, enquanto o meia Boschilia e o atacante Matheus Cadorini estão chegando ao clube.
O clube deve trazer ainda mais um atacante de lado. O nome era Juninho Rocha, mas informações extra-oficiais dão conta que o jogador não passou nos exames médicos. A iminente saída de Igor Paixão reforça ainda mais a necessidade da vinda de um jogador para o ataque.
Me surpreendi positivamente com alguns nomes que o Coritiba trouxe. Em face da dificuldade em contratar atletas do mercado brasileiro, o clube agiu bem no mercado sul-americano, trazendo jogadores com bom histórico em seus clubes e também em seleções de seus países. Se vai dar certo ou não, é outra história, mas o histórico é muito favorável para que consigam ajudar o Coritiba a fazer um bom returno e tentar uma vaga na sul-americana.
Com a chegada dos novos jogadores, o Coritiba passou a ter várias e boas opções para a montagem de sua equipe, podendo atuar em vários sistemas táticos. O que espero a partir de agora é que a comissão técnica consiga fazer o time jogar um futebol melhor e conseguir resultados principalmente nos jogos fora de casa, pois a campanha longe do Couto neste primeiro tempo foi de um time fadado ao rebaixamento. Se não fossem os jogos em casa, o Coritiba estaria cravado entre os quatro últimos colocados.
Para finalizar o texto, compartilho abaixo uma simples opinião sobre cada um dos reforços já acertados com o Coritiba:
Gabriel Vasconcellos
É um goleiro experiente, com carreira no futebol italiano, passagens pelas seleções brasileiras de base, olímpica e principal. Acredito que pode fazer com que o Coritiba finalmente tenha um goleiro confiável.
Veio para a posição mais carente do time, mas até agora não conseguiu entrar em campo apesar de estar há mais de um mês no clube.
Jhon Chancellor
Tenho muita expectativa em cima deste jogador. É um atleta experiente, com vários jogos pela seleção de seu país. O fato de ter jogado algumas temporadas no futebol italiano me anima, pois é sabido que o setor defensivo é muito bem trabalhado naquele país.
Apesar de ser um zagueiro destro, pode jogar pelos dois lados e também como líbero. A sua estatura elevada, 1,97cm, pode ser uma arma tanto defensiva como ofensiva da equipe.
Rafael Santos
Uma contratação até de certo ponto surpreendente, afinal o jogador foi titular em grande parte da temporada no Cruzeiro, perdendo recentemente a posição.
É um lateral ofensivo, que tem um bom cruzamento e costuma aparecer para chutar em gol. Pode resolver o problema da lateral-esquerda do time, que tem três jogadores e nenhum conseguiu se firmar até agora.
Bruno Gomes
Confesso que não tinha muita expectativa, mas as boas atuações contra o Cuiabá e Goiás me animaram. É um volante marcador, mas que sabe jogar. E tem uma característica interessante, a de um jogador que joga no sentido vertical, sempre procurando o passe em busca do campo do adversário.
Jesus Trindade
Talvez tenha sido a contratação mais surpreendente do Coritiba, uma vez que tinha vários clubes interessados em seu futebol, inclusive o Penarol, onde disputou a Libertadores do ano passado.
É um volante aguerrido e técnico, que tem bola parada, podendo também atuar como terceiro homem da meia-cancha. Deve trazer muito mais pegada ao meio-campo do Coritiba.
Juan Diaz
Jogador jovem, de potencial. Não o conhecia, mas busquei algumas informações e me surpreendi com as opiniões positivas em relação ao seu futebol.
É um volante de muita pegada, daqueles que não tem bola perdida.
Dizem que veio para ser aproveitado apenas na próxima temporada, mas não me surpreenderia se aparecer entre os relacionados em um futuro próximo.
Gabriel Boschilia
Uma incógnita para mim. Tem muita qualidade em sua perna esquerda. Quando surgiu no São Paulo o chamavam de o novo Kaká. Teve boas temporadas no futebol francês. No Internacional jogou muito em 2020, até sofrer uma grave lesão no joelho. Voltou em 2021, mas o futebol não foi o mesmo da temporada anterior. Sofreu nova lesão em 2022, voltando a jogar em julho.
Qualidade com a bola nos pés para resolver o problema de armação do Coritiba ele tem. Basta saber como está o aspecto físico e principalmente o motivacional.
Hernán Perez
Experiente atacante paraguaio, que jogou dez temporadas no futebol espanhol e tem várias partidas pela seleção de seu país. Pode jogar tanto pelo lado como centralizado.Já trabalhou com Morínigo na seleção e foi indicado pelo treinador Coxa-Branca.
Tenho a impressão de que este atleta pode ser muito útil ao Coritiba, pois qualidade ele tem.
Matheus Cadorini
Centroavante alto, de muita qualidade e movimentação. É uma aposta que pode dar muito certo no Coritiba.
Eu já tinha gostado muito dele quando o vi em ação nos jogos da Copa do Brasil Sub-20 quando o Coritiba foi campeão. Marcou três gols nos dois jogos que fez contra o Coxa.Vem para o lugar de Clayton, mas acho que tem mais potencial do que o centroavante que foi embora.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)