Falando de Bola
Que missão complicada, hein Jorginho! Levar o Coritiba para a Série A não é uma das tarefas mais fáceis. Vou te ser sincero, acho que boa parte da torcida nem acredita mais que isso seja possível, mesmo que ainda faltem quinze rodadas para acabar o campeonato.
A torcida é fiel, vibrante, quando chamada comparece em peso, mas anda cansada. Não do clube ou da camisa, mas sim daqueles que o dirigem e também daqueles que entram em campo. Se tivessem a mesma garra do Jairton, o torcedor-símbolo do clube que vai ao Couto em sua maca, não tenho dúvidas que a história seria diferente.
Não vou negar que não gostei da sua contratação. Seus últimos trabalhos me fazem acreditar pouco em você como técnico do Coritiba. Mas você está aí, e como um Coxa-Branca nato que sou, torcerei pelo seu sucesso.
Mas repito, a tarefa não será fácil. O time parece nas cordas, totalmente entregue, e nem o Rodrigão, que rapidamente caiu nas graças do torcedor Coxa, está conseguindo jogar alguma coisa. Aliás, rumores que ele treina pouco e as vezes nem treina. Talvez por isso que a sua forma física pareça estar longe do ideal, e os gols se tornaram escassos. Nos últimos onze jogos, apenas dois gols marcados. Ele não pode mais continuar no time titular se não estiver afim de treinar. Chegue no pé do ouvido dele e o faça treinar, e se ele não quiser, dê a camisa de titular para o garoto Igor Jesus, que tem qualidade.
O mesmo vale para o Giovanni. Contratado com status de craque, mesmo que nunca tenha sido, ganhou a camisa 10 que já foi de Tostão, e nunca mostrou ser merecedor dela. No clube desde o começo do ano, nunca entrou em forma, e dentro de campo se arrasta. Desde que virou titular na Série B, o time não venceu mais. Dê um ultimato nele: Ou entra em forma ou manda para escanteio. Coloque para jogar quem realmente está afim de levar o Coritiba para a Série A.
O time tem várias deficiências, mas tem jogadores que podem ser melhor aproveitados. Um deles é o volante Matheus Bueno. Esse guri sabe jogar. Não sei o que acontece que nunca tem chances, mas procure saber. Não consigo entender o porquê de ele não receber oportunidades, enquanto o Vitor Carvalho sempre está entrando.
Peça urgente um zagueiro. É a nossa maior carência dentre as várias que temos. Não escute os dirigentes se falarem que este ou aquele zagueiro merecem ser melhor observado. Com exceção do Sabino, que é mediano, os demais são fracos e não inspiram confiança. Mas peça um zagueiro de qualidade, que chegue, vista a camisa, assuma a titularidade e imponha respeito. Nada de zagueiros “meia-boca”. Destes já estamos cheios por aqui.
Outra coisa importante. Faça os jogadores reconhecerem a importância do Coritiba, um clube que já foi campeão brasileiro. Mostre a eles o quão importante é vestir a camisa deste clube. Diga o quanto eles são privilegiados por poderem estar em um clube de futebol deste tamanho, enquanto vários outros que possuem o sonho de ser jogador nunca passam do futebol de várzea, mesmo que as vezes tenham mais qualidade do que muitos daqueles que aqui estão.
Tem uma coisa importante. Afaste os dirigentes do vestiário. Ali não é lugar deles. Presidente e vices não tem que participar de preleções, de corrente de jogadores. Blinde o vestiário com seus atletas. Não peça opinião sobre futebol com os dirigentes do Coritiba, eles não sabem nada de bola. Por isso que estamos penando na segunda divisão. Se você pesquisar sobre os times que esta diretoria montou, verá que eu tenho razão.
Se o seu time for bem, você terá a torcida ao seu lado, e como você pode perceber no jogo que perdeu por 2x0 quando dirigia a Ponte Preta, quando a torcida Coxa está ao lado do time, o Coritiba torna-se muito mais forte.
Procure trazer ela para o seu lado. Mostre a importância disso para o seu grupo de jogadores. Eles já vivenciaram um pouco do que é ter a torcida do Coritiba ao seu lado, e te garanto que gostaram do que viram.
Não tenho mais o que falar, espero que você saiba o que fazer e que tenha noção da responsabilidade que é treinar o Coritiba. A Série B deste ano impactará diretamente no futuro do clube. Se fracassar, mesmo que eu saiba que a culpa não será somente sua, a consequência será trágica para o futuro do Coritiba.
Portanto não trate o Coritiba como mais um clube em sua carreira. Trate o Coritiba como algo especial, como uma oportunidade de alavancar sua carreira e fazer um clube tradicional do futebol brasileiro voltar ao seu lugar de direito.
Espero que você tenha sucesso no comando do Coritiba. Torceremos por isso.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)