Falando de Bola
O Coritiba terá mais uma semana decisiva pela frente, assim como foram as duas últimas.
Primeiro um confronto decisivo pela Copa do Brasil, contra Uberlândia, e muito importante para o clube, não só pelo aspecto financeiro, como também para a moral da equipe.
O time Alviverde vem desgastado pela seqüência difícil de jogos fora de casa, e terá que se superar, tanto física quanto emocionalmente, para não sofrer um revés nesta partida.
Dentro de campo espera-se que o Coritiba jogue muito mais futebol do que na sofrida partida contra o Parnahyba. Ali, por um triz, que o time Alviverde não sofreu um dos maiores vexames de sua história.
Aliás, nesta partida, a diretoria correu um sério risco de ver parte do seu planejamento para esta temporada indo por água baixo. A impressão que se tem é que acharam que passariam fácil pelo time piauiense e por isso não se preocuparam em reforçar a equipe para o primeiro confronto da Copa do Brasil. Mas vou confessar, eu também achei que o Coritiba passaria sem problemas.
O fraco desempenho nesta partida não me deixa tranqüilo para o jogo contra o Uberlândia. O time mineiro apesar de estar mal colocado no campeonato regional, tem mais tradição que o Parnahyba e conseguiu uma boa classificação ante ao Ituano, vencendo por 2x0.
Com a má colocação no campeonato mineiro, a impressão que se tem é que o Uberlândia aposta todas as suas fichas na Copa do Brasil. E aí pode morar o perigo para o jovem time Alviverde.
Por outro lado, os jovens comandados de Sandro Forner mostraram ter uma grande força mental neste início de temporada. Venceram dois jogos, Londrina e Toledo, fora de casa e se classificaram para a semi-final do campeonato paranaense, quando pouca gente acreditava que isso aconteceria, inclusive eu. Dias antes uma classificação suada contra o Parnahyba, quando as coisas pareciam impossíveis. E domingo passado, uma classificação para a final do primeiro turno do campeonato paranaense, em uma partida que teve que buscar o empate e decidir nos pênaltis.
Se a força mental parece ser uma das virtudes deste time, o fato de "suar" contra equipes praticamente amadoras como Parnahyba e Foz do Iguaçu, prova que ainda falta muito para que o torcedor tenha confiança na equipe e tenha certeza de que este time irá levar o Coritiba de volta para a primeira divisão.
Provavelmente o verdadeiro teste para o Coritiba neste início de temporada virá se o time passar pelo Uberlândia e pegar Goiás ou Boa Esporte, equipes que farão parte da Série B. Aí sim, talvez possamos ter uma real noção de como está o Coritiba neste começo de ano.
E domingo, o Coritiba tem a final do primeiro turno contra o surpreendente Rio Branco. Jogo que, em caso de vitória, não deverá servir para esconder as deficiências da equipe, porém poderá dar moral aos jovens jogadores que estão sendo aproveitados no time de cima.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)