Falando de Bola
O campeonato paranaense de 2022 para o Coritiba tem sido muito diferente do campeonato de 2021, quando o time alviverde foi eliminado de forma vexatório na primeira fase, ao ser derrotado por 2x1 para o Rio Branco que, com a vitória, acabou escapando do rebaixamento. A eliminação precoce causou grande revolta na torcida alviverde, que exigia medidas urgentes da diretoria.
O técnico Gustavo Morínigo foi muito cobrado e naquele momento muitos torcedores pediam sua saída do comando técnico do Coritiba. O time tinha uma Série B pela frente, e muitos não acreditavam que o treinador pudesse levar o Coritiba de volta à Série A, fato fundamental para a sobrevivência do clube. Porém, a diretoria capitaneada pelo presidente Renato Follador, que infelizmente nos deixou devido à Covid-19, resolveu apostar em Morínigo, indo em desencontro a cultura do futebol brasileiro de colocar primeiramente no treinador a culpa pelos maus resultados da equipe.
A atitude ousada e inédita da diretoria naquele momento mostrou que a decisão era acertada, como vimos acontecer na Série B. Com um elenco enxuto e com falta de opções, Morínigo conseguiu levar novamente o Coritiba à Serie A, com um trabalho muito sério e consistente.
E a decisão da diretoria vem se mostrando ainda mais acertada em 2022. Já classificado à terceira fase da Copa do Brasil, o Coritiba vai decidir o campeonato paranaense contra o Maringá como dono da melhor campanha da competição com 31 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, que é o seu próprio adversário da final.
Apesar de ter terminado na segunda colocação na primeira fase, atrás do Operário, o Coritiba assumiu a melhor colocação na pontuação geral após a boa performance nas fases decisivas do campeonato, conquistado duas vitórias contra o Cianorte, e uma vitória e um empate contra o A. Paranaense.
Além de ter o maior números de pontos, o time alviverde tem o maior número de vitórias, menos derrotas, maior saldo de gols e defesa menos vazada. O único quesito que o time alviverde não possui o melhor aproveitamento é no número de gols marcados, tendo 22 contra 23 do Operário. Porém, como o time alviverde ainda tem duas partidas para disputar e o time de Ponta Grossa já está eliminado, a tendência é o time alviverde fechar o campeonato também como líder deste quesito.
A excelente atuação nos Atletibas das semifinais, com destaque para a segurança defensiva da equipe quando ficou com um homem a menos no segundo tempo da partida no Couto Pereira, mostrou que o tempo dado a Gustavo Morínigo, para que ele pudesse implantar a sua estratégia e estilo de jogo, é um dos principais motivos para que o Coritiba pudesse novamente voltar a dar alegrias ao seu torcedor, o enchendo de esperanças para o Brasileirão. Sentimento que há muito tempo não se via pelos lados do Alto da Glória.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)