Falando de Bola
Ufa! O Bahia de Feira ficou para trás. Mesmo com todo otimismo que quem acompanha o COXAnautas sabe que me é comum, a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil trouxe um grande alívio.
Cachorro que foi picado por cobra tem medo de linguiça, e por mais que boas campanhas na Copa do Brasil sejam até rotina na vida do Coritiba, a torcida anda ressabiada com alguns resultados reversos nos últimos anos, fato explorado insistentemente pela imprensa paranaense, que insiste em trabalhar contra os clubes do seu estado.
Mas voltando ao jogo, a classificação veio com uma goleada inesperada em face do que se desenhava a partida até a metade do segundo tempo. O Coritiba saiu atrás, prejudicado pela arbitragem com a marcação de um pênalti inexistente (“Alô CBF, vamos dar um curso de regras de futebol para senhor Caio Max Augusto Vieira”), mas logo se recuperou empatando e virando com gols de Léo Gamalho.
O time alviverde teve dificuldades no início para se entender com o gramado sintético, e alguns jogadores com características de carregadores de bola, como Thonny Anderson, Alef Manga e Igor Paixão tiveram dificuldades em dar velocidade a transição ofensiva.
Na segunda etapa, Morínigo deu uma grande parcela de contribuição ao time fazendo alterações certeiras. A entrada de Warley deu a velocidade que o time não tinha, Robinho fez a bola correr e Clayton mostrou um oportunismo de quem sabe o que está fazendo.
Se no Atletiba a defesa foi elogiada e o ataque se mostrou apagado, desta vez os papeis se inverteram. O setor defensivo teve muitas dificuldades com o gramado e a transição rápida do adversário, enquanto o ataque se mostrou letal, aproveitando boa parte das chances que apareceram.
Cabe ao técnico Gustavo Morínigo agora, buscar o equilíbrio necessário entre os setores da equipe, pois o campeonato brasileiro se aproxima e o time alviverde precisará mostrar uma segurança defensiva muito mais efetiva, uma vez que o nível dos adversários será muito mais forte do que o Coritiba vem enfrentando até o momento.
E para que isso aconteça, após a classificação para segunda fase da Copa do Brasil, a comissão técnica terá total tranquilidade para continuar dando sequência ao seu excelente trabalho, buscando sempre um maior equilíbrio.
Aos poucos, o Coritiba vai exorcizando alguns fantasmas que insistem em rondar os muros do Couto Pereira. Um deles já foi deixado para trás após a vitória contra o Bahia de Feira.
Saudações Alviverdes!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)