Falando de Bola
Ontem após o empate entre Fluminense e Coritiba fiquei pensando no porque que o time Alviverde não jogou o campeonato todo com esta disposição que mostrou nos últimos cinco jogos.
Se isso tivesse acontecido, com certeza o Coritiba estaria na parte de cima da tabela.
Este campeonato brasileiro tem sido um dos mais possíveis dos últimos anos. O time que será campeão tem mostrado um futebol pobre, se destacando mais pela força física do que pela técnica.
Os que vem abaixo dele, não conseguiram nem se aproximar de vez, mesmo com o líder dando todo mole possível no segundo turno.
Soma-se a isso tudo, o fato de que se Grêmio e Flamengo, forem campeões da Libertadores e Sulamericana respectivamente, os nove primeiros colocados terão a oportunidade de disputar a Libertadores, isso se os dois times acima também terminarem o campeonato entre os nove, o que deverá acontecer.
Portanto, nunca foi tão possível para o Coritiba sair do marasmo que se encontra há muito tempo.
Mas ainda é possível, por incrível que pareça, pois o time Alviverde atualmente está a seis pontos do Bahia, nono colocado. E terá agora, dois jogos em casa, Ponte Preta e Flamengo, para primeiro atingir o objetivo de escapar definitivamente do rebaixamento, pois com duas vitórias somará 45 pontos, o que acredito que a equipe que ficar na 17º colocação não chegará nesta pontuação, e segundo, começar a olhar para cima e dar a vida nos últimos três jogos, para quem sabe fazer do ano de 2018, uma temporada muito mais interessante para o time e para o torcedor Alviverde.
Ontem foi um jogo para conquistar três pontos. Mas o empate pode ser considerado um bom resultado.
A mesma defesa que falhou e fez o time deixar de conquistar três pontos, foi lá na frente e resolveu, ajudando a conquistar no mínimo um ponto.
Gostei da entrada de Dodô pelo lado direito, jogando mais ofensivamente. Quem acompanha a TV COXAnautas deve ter percebido que eu já vinha comentando sobre esta possibilidade.
Com o jovem lateral jogando avançado, o time fica mais rápido e com boas possibilidades de criar jogadas ofensivas pelo lado direito. Ontem, Dodô criou uma grande jogada que só não acabou em gol em razão da grande defesa de Diego Cavalieri.
A suspensão de Tiago Real para o jogo contra a Ponte Preta, abre esta possibilidade a Marcelo Oliveira, até porque as opções que o treinador tem para o setor são escassas.
A volta de Kleber também foi positiva. O Gladiador mudou a postura do time e levou o Coritiba ao ataque. Naturalmente deve voltar a ser titular do time no lugar de Henrique Almeida, mas também existe a possibilidade de Marcelo Oliveira manter os dois jogando juntos, como fazia Pachequinho e que chegou a dar resultados em alguns jogos, inclusive com o título paranaense.
A vaga de Tiago Real deverá ser ocupada por Dodô ou Henrique Almeida. Não acredito que Marcelo Oliveira coloque outro jogador por ali.
Thiago Carleto seria outra opção, com a entrada de William Matheus na lateral-esquerda. Mas aí, o treinador Alviverde precisaria mexer também no posicionamento de Rildo, invertendo-o de lado, o que acredito que não irá acontecer.
Escalação a parte, o Coritiba tem uma partida dura contra a Ponte no próximo domingo, e a torcida Alviverde, mais uma vez, deverá fazer sua parte, lotando o Couto Pereira e empurrando o time em busca da vitória.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)