Falando de Bola
Fiz uma simulação da tabela até o fim do 1º turno. A situação do Coritiba ainda não é tão ruim, até porque adversários diretos têm jogos difíceis também nas três rodadas que faltam. Mas o Coritiba precisa se espertar. Não dá para perder pontos em casa para adversários diretos.
E além de não perder pontos em casa para esses adversários, temos que começar a pontuar fora de casa também, principalmente contra os mesmos adversários. Nosso campeonato é contra nove, oito times, e contra eles, cada jogo é uma decisão. Não dá para entrar mole nestes jogos.
O grande problema é que o 2º turno será uma verdadeira pedreira e se não entrar com o espírito de decisão, não será surpresa se uma nova queda poderá acontecer. Além disso, a diretoria precisa ser muito assertiva nas contratações. As carências são evidentes demais, porém, precisamos de nomes que cheguem para jogar.
Quanto ao comando técnico, continuo com a opinião de que a troca não é o melhor caminho. Já vi esse filme outras vezes e não deu certo. Porém, Morínigo precisa rever alguns conceitos, como a fragilidade de marcação na meia-cancha e a titularidade de alguns jogadores que não vem bem. Como futebol é momento, chegou a hora de fazer algumas trocas.
O time vem muito bem ofensivamente, surpreendente até. Mas isso se deve muito ao faro de gol de Léo Gamalho e ao talento de Igor Paixão. Adrian Martinez é uma surpresa boa, e eu gostaria muito de ver ele junto com Léo Gamalho no ataque alviverde. Porém, é preciso achar equilíbrio entre o setor de marcação e a parte ofensiva, que é o grande defeito da equipe pra mim.
Porém, é fato que a permanência da comissão, que já vem sendo muito contestada por parte da torcida, passará muito pelos dois próximos jogos. Podemos até perder, pois enfrentaremos times superiores, de peso, de camisa,, mas que pelo menos seja organizado e lutando. O que não se admitirá, é um time frouxo, como vem acontecendo, principalmente quando o Coritiba joga sem o apoio do seu torcedor.
Mas, se lutarmos, temos chances de trazermos pelo menos uma vitória fora. Apesar de serem times superiores, se igualarmos na vontade, podemos surpreender. Espero que isso esteja na cabeça da comissão e dos atletas, pois só eles poderão mudar o conceito atual sobre eles mesmos.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)