Falando de Bola
Ao final da partida, o Coritiba foi derrotado pelo A. Goianiense fiquei pensando no que acontece com o Coxa para perder jogos que poderia ter vencido. E isso não é de hoje. Vem de muito tempo já, como uma síndrome de se apequenar diante daqueles que deveríamos nos impor. Parece que o Coritiba se apequenou com o tempo e sente a responsabilidade de ter que se impor diante de um adversário do mesmo nível ou inferior.
Refleti muito sobre isso, tentando concatenar minhas ideias sobre o trabalho que vem sendo realizado no clube, bem como ler comentários nas redes sociais e no COXAnautas, e cheguei a conclusão que assim como existem alguns ajustes a serem realizados no Coritiba para que o time possa ser mais confiável, principalmente quando joga fora de casa, é necessário também um maior equilíbrio na leitura do que vem sendo o Coritiba em 2022.
Primeiro é importante trazer alguns pontos importantes, como o fato do Coritiba acabar a sétima rodada na 8ª colocação, a apenas quatro pontos do líder e a dois do segundo colocado. Não podemos esquecer também que dos 7 jogos, 4 foram fora de casa. E também não podemos deixar de mencionar que a vida de um time que vem da segunda divisão é sempre muito dura em seu ano de retorno à elite do futebol nacional.
Mas é óbvio que não existem apenas fatos a serem defendidos. A campanha fora de casa neste Brasileirão vem sendo muito ruim. De doze pontos disputados, o Coritiba conquistou apenas um, justamente contra o time que duvido que algum torcedor Coxa-Branca acreditasse que pontuaríamos, ou seja, alguém em sã consciência achava que não voltaríamos derrotados do jogo contra o Galo?
Outro fato a ser mencionado nos jogos fora de casa é o fato do Coritiba não poderia ter perdido para Avaí e A. Goianiense, dois times que, em minha opinião, são inferiores ao time de Gustavo Morínigo.
Quando a torcida esbraveja nas redes sociais e no site COXAnautas após derrotas como para os times mencionados é fácil de compreender, afinal um time que não quer lutar apenas para fugir do rebaixamento, não pode perder pontos para esses times. O que não consigo entender apenas é aqueles que acham que tudo está errado, e em derrotas doloridas como essas o treinador deve ser demitido.
Não concordo de jeito nenhum. É óbvio que existem pontos a serem ajustados, como, por exemplo, algumas opções que Morínigo vem utilizando. Agora, pedir demissão do treinador é voltar a um passado que não deixa nenhuma saudade. Passado que víamos o Coritiba tendo três ou quatro treinadores em uma temporada e não chegando a lugar nenhum que não fosse um novo rebaixamento.
Vejam o exemplo do Fortaleza, lanterna do campeonato brasileiro com apenas um ponto conquistado. O fato do time cearense estar passando por um momento ruim no Brasileirão é motivo para pedir a demissão de Vojvoda? O treinador argentino foi eleito a grande revelação do futebol brasileiro no ano passado, levando o time cearense a sua primeira Libertadores diretamente à fase de grupos. E por uma fase ruim jogaria fora todo o bom trabalho que realizou até agora o demitindo?
O mesmo cabe ao Morínigo no Coritiba. Não será mandando ele embora que as coisas se resolverão da noite para o dia. É muito mais vantajoso ao clube que o treinador reveja algumas opções e continue o seu trabalho do que mandá-lo embora e ir buscar um treinador no mercado brasileiro, e que certamente não sairá barato para o clube.
O fato da torcida do Coritiba ter sido tão maltratada nos últimos anos a tornou tão intolerante em algumas situações. Mas não podemos cair na vala comum e achar que a troca de um treinador vai resolver todos os problemas como em um passe de mágica. A responsabilidade tem que ser dividida com os jogadores também, afinal a apatia que vimos do Coritiba no jogo contra o A.Goianiense não é só culpa do técnico, mas quem está dentro das quatro linhas também.
Passada a raiva após a derrota em Goiânia, tenho certeza que temos tudo para sairmos felizes do Couto Pereira no próximo domingo, com a consciência necessária que disputamos o campeonato mais disputado do mundo e que sabemos que não venceremos todos os jogos, tendo que conviver com algumas frustrações.
A única frustração que não quero passar novamente é ver um Coritiba apático e deixando de lutar em campo. Mas se os jogadores lutarem, eu estarei sempre apoiando e acreditando que podemos ter dias melhores.
Saudações Alviverdes!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)