Falando de Bola
Falar o que depois de uma eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o modesto, mas guerreiro, Manaus?
O que sobrou para o time manauara faltou para o Coritiba. Gana, alma, vontade de vencer, ambição.
O que aconteceu em 2020 é apenas mais um dos fracassos do time Alviverde, que vem se acumulando desde 2016, quando foi eliminado pelo Juventude na segunda fase. Em 2017, o vexame foi contra o Asa de Arapiraca na primeira fase. Em 2018, o Coritiba foi eliminado pelo Goiás na terceira fase , mas na primeira quase foi eliminado pelo Parnahyba, conseguindo sua classificação no final do jogo de maneira irregular. Em 2019, o fracasso foi em Minas Gerais, ao ser eliminado pelo URT na primeira fase.
Esse é o histórico do Coritiba na Copa do Brasil nos últimos anos. Um históricos de fracassos, de vexames e de irresponsabilidades diretivas, da comissão técnica e de jogadores descompromissados.
A diretoria errou ao contratar um treinador que insiste em seu futebol teórico, de posse de bola estéril e sem objetividade. Que pauta suas entrevistas na insistência do “controle do jogo”, esquecendo que para controlar o jogo é preciso chutar ao gol adversário. Barroca é um dos principais responsáveis pelo fracasso na Copa do Brasil.
Errou também ao deixar o treinador sem opção para a parte ofensiva do time, deixando-o apenas com Rafinha, Sassá e Róbson na frente, sem ter um reserva de qualidade no banco. Errou ao confiar em jogadores fracos para armar o time, achando que seria suficiente para a primeira parte da temporada.
Jogadores também são responsáveis pelo fracasso. Sassá tem que ser cobrado. Ainda é cedo para execrá-lo, mas precisam lhe cobrar mais seriedade. Pênalti se cobra com firmeza, e não com passinhos que parecem mais passos de ballet do que passos de um jogador profissional.
A inércia da diretoria, somada a incompetência da comissão técnica e dos jogadores, trará um enorme prejuízo ao clube. A eliminação precoce na Copa do Brasil esvaziará os já combalidos sofres Alviverdes.
Estamos apenas no começo do ano, mas já deu para perceber que o ano será longo, porém, com um calendário enxuto.
E agora Barroca, pode escalar a vontade os titulares no fortíssimo campeonato paranaense, afinal foi o que sobrou para você até o início do brasileiro. Isso se você resistir até lá.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)