COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

17/09/12, 15h59 | Fatos e Argumentos | Alex Meger

Ah... a arbitragem...

O Coritiba enfrentou o Santos no Couto Pereira e, pela quinta vez neste campeonato Brasileiro, saiu derrotado.

Os colegas de blog já expressaram os principais tópicos da partida, de forma que não quero me tornar repetitivo.

Destaco em tópicos meus relatos sobre a partida que vão ao encontro das demais colunas do site:
1 - A equipe do Coritiba montada por Marquinhos e Tcheco é outra! Marcamos adiantado, levamos muito perigo SEMPRE e a zaga está mais consistente. Parabéns ao técnico e ao empenho dos jogadores. Nesse domingo, o resultado foi adverso, mas se essa postura se mantiver, nos salvararemos sem dúvidas do rebaixamento.
2 - O gol de Neymar desequilibrou a partida. Um momento de liberdade foi o suficiente para ele decidir o jogo. Não há injustiça nisso, muito pelo contrário. São esses os momentos que fazem valer toda a discrepância salarial dele perante os outros jogadores de futebol.
3 - Os gols perdidos também foram fatores determinantes do destino da partida. Com um ou dois gols a mais, mataríamos o Santos na partida. A perda deles, pelo contrário, os ressucitou.
4 - A arbitragem.... Ahhhh, a arbitragem. O segundo gol do Santos foi absurdamente irregular. A falta sobre o zagueiro do Coritiba foi flagrante e na frente do árbitro da partida.



Infelizmente, me sinto obrigado a utilizar esse espaço para fazer uma reflexão sobre o desempenho da arbitragem no campeonato como um todo.

Em seguidas ocasiões, o Coritiba tem sido prejudicado neste campeonato Brasileiro. Sem contar, é claro, o prejuízo financeiro de duas Copas do Brasil decididas em cima de lances duvidosos.

Para pautar minhas informações, realizei a busca no site Placar Real (www.placarreal.com.br). Para quem não conhece, o site monta uma nova classificação fictícia, no maravilhoso mundo em que os erros de arbitragem não afetam o resultado.



Segundo o critério do site, o Coritiba é a segunda equipe que mais foi prejudicada no Campeonato Brasileiro de 2012. Não tivessem existido os erros, o Coritiba estaria em 11° colocado, nada menos que 4 posições acima da atual.

O resultado (até o momento dessa postagem) não tivera sido atualizado com a última rodada, contra o Santos. Caso o fosse, e o gol santista fosse justamente considerado irregular, o Coritiba seria a equipe MAIS prejudicada no campeonato inteiro, em número de colocações na tabela.

Insiro a classificação do campeonato atualizada pelo site:



É profundamente lamentável que o futebol brasileiro ainda conviva com tamanha quantidade de irregularidades e não tome nenhuma providência concreta. A inserção de um novo árbitro beira ao cômico, já que os pênaltis continuam sendo mal-marcados ou não marcados. Essas soluções paliativas não enganam a massa torcedora.

Nos esportes administrados com seriedade, novas soluções brotam frequentemente como a análise em vídeo na ginástica olímpica e no boxe, o sinal vibratório no contato do Tae Kwon Do, entre tantos outros. No futebol, partidas e o destino de equipes continuam sendo definidos na base da injustiça.

Clubes sofrem prejuízos milionários em função de más decisões dos homens de preto. O Coritiba que o diga, né? Bi-vice da Copa do Brasil com base em lances de erros vexatórios. Tivera um dos tantos "erros" sido marcado a favor do Coritiba, quantos milhões poderíamos ter a mais em conta? As contratações poderiam ser melhores? E o prestígio do clube ao disputar uma libertadores?

O pior: os clubes não podem contestar a decisão na justiça, porquê a Justiça Desportiva é a primeira instância obrigatória e essa nunca tomou nenhuma providência concreta contra os erros de arbitragem.

* PS: percebam os colegas que não estou entrando no mérito de os lances analisados pelo site estarem ou não corretos. Apenas estou evidenciando que o Coritiba é, sim, uma das equipes mais prejudicadas pela arbitragem nesse ano de 2012.



A próxima partida do Coritiba contra o Sport é decisiva.

Um empate contra o Sport não será um mal resultado, diante da dificuldade de enfrentar essa equipe em Recife. Mas a torcida deposita grande esperança no rendimento fora de casa do Alviverde com a cara de Marquinhos e Tcheco.

Vamos em busca da vitória!

Raça Verdão, você é campeão!


Alex Meger de Amorim
Twitter: @alexmeger

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 21
Internacional 20
São Paulo 18
Palmeiras 18
Vasco 17
Flamengo 17
Santos 16
Fortaleza 15
Fluminense 14
10º Sport 14
11º Ceará 13
12º Grêmio 13
13º Corinthians 12
14º Atlético-GO 12
15º A.Paranaense 11
16º Coritiba 11
17º Bragantino 10
18º Botafogo 10
19º Bahia 9
20º Goiás 8

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 95 pts.
CARLOS CARLOS 91 pts.
Valdir T. 86 pts.
Eden Leão 86 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 83 pts.
Jayme G. 83 pts.
Anderson85 Anderson85 81 pts.
Bruno O. 81 pts.
Antonio Picoli 81 pts.
10º Ricardo Guiraud 80 pts.
11º Selma R. 79 pts.
12º Valdir 78 pts.
13º A. B. 75 pts.
14º marcos j. 75 pts.
j. miranda 75 pts.
16º Luiza Emanuela Oliveira 75 pts.
17º cleverson k. 74 pts.
18º O. Yossafat 74 pts.
19º Rafael F. 74 pts.
20º D. Fabian A. 73 pts.
21º Álvaro M. 73 pts.
22º Vitor Guedes 72 pts.
23º Evaldo Maciel 71 pts.
24º Jobson Emanoel 71 pts.
Marcos Kuff 71 pts.
Aldo Nunes 71 pts.
27º Rafael Minoli 71 pts.
28º Marcelo S. 70 pts.
29º Tiago Z. 70 pts.
Johnny F. 70 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet