
Fatos e Argumentos
Pessoal, depois de umas férias e ficando um pouco ausente das notícias e até das partidas do nosso Verdão, volto procurando buscar uma nova visão do que está acontecendo.
Primeiramente, depois de dois anos de vitórias e poucos percalços nos campeonatos que participamos, vejo a torcida bastante agoniada (as vezes em exagero) em virtude da dificuldade que a equipe tem enfrentado no começo de 2012.
Não há dúvidas que o time ainda não se encontrou, embora tenha aplicado já algumas goleadas neste ano.
Nos últimos dois anos, o elenco foi mantido, com contratações pontuais. Em 2012, diferente do discurso de fim de ano, o elenco foi desmantelado. Ao contrário de muitos, não vejo isso somente com maus olhos. Entendo que conforme a situação se apresentava, Bill, Davi, Marcos Aurélio e Leo Gago já não estavam mais correspondendo às expectativas da torcida no final do ano.
Jéci nunca foi unanimidade, embora impusesse um padrão de jogo de alto nível no setor defensivo.
Portanto, por esta ótica, individualmente, estas negociações foram bastante coerentes, sim. No entanto, o que aconteceu foi que a saída destas peças comprometeu significativamente a organização tática da equipe.
Entendo que os jogadores que vieram possuem nível técnico em conformidade com os que saíram. Renan Oliveira, Marcel e Lincoln por exemplo.
Dada esta premissa, interpreto que o problema atual do Coritiba é a organização tática.
É aqui que entendo que devemos buscar uma nova visão.
Muito embora o sistema tático de Marcelo Oliveira tenha funcionado a contento no último ano, agora as peças são diferentes. É como as diferentes situações de uma partida de xadrez quando o jogador se encontra com dois cavalos ou com dois bispos. A estratégia sempre será diferente.
Vejo excessos de comparações de Urso com Leo Gago, Marcel com Bill, Lincoln com Marcos Aurélio...
E é em virtude disso que devemos buscar uma nova visão.
O elenco alviverde não deve ter que se adequar ao sistema de jogo de 2011, e sim o sistema de jogo de 2012 que deve se adequar as peças que temos. Não podemos dirigir numa rodovia olhando somente pelo retrovisor, precisamos olhar para frente.
Se há unanimidade que Urso não possui qualidade de passe compatível ao Gago, pois então que se monte um esquema de jogo em que não se exija dele assistências e lançamentos longos. Se Lincoln não possui a habilidade de driblar de Marcos Aurélio, que ele esteja posicionado da melhor maneira a dar assistências e finalizar em gol de fora da área. E, por fim, se Marcel não se adequou a ser o atacante sozinho na área, que se encontre uma nova armação ofensiva em que ele não fique tão isolado.
As contratações foram realizadas de forma a se completar o quebra-cabeça de 2011 com as peças que saíram. No entanto, as novas peças possuem formas, cores, tamanhos diferentes e nunca conseguirão completar o quebra-cabeça de 2011. Devem sim, estar dispostas harmoniosamente a fim de que possam formar uma nova figura em 2012.
Por que não um 4x4x2? Ou um 3x5x2?
Enfim, novas formas de montar um time que, mesmo com qualidade individual, não se adequou ao conservadorismo que insiste em tentar encaixar as peças a um molde pré-existente.
Alex Meger de Amorim
@alexmeger
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)