
Fatos e Argumentos
Contratações
O Coritiba apresentou uma leva de contratações nos últimos dias, dos quais, confesso, só conheço alguns de nome. Confio plenamente no trabalho da diretoria e creio que estes jogadores podem e devem corresponder em campo à confiança que lhes foi dada.
Lincoln chegou com o discurso de que acreditou muito no planejamento da equipe de futebol do Coritiba que deve colher resultados extraordinários em breve. Este planejamento tem tudo para acontecer, esperemos que, como ele, possamos vivenciar um momento novo na história do Coritiba. É interessante ressaltar que quanto mais claro o objetivo está para todos os participantes, maior a probabilidade de ele será atingido.
Jonas ficou de ir, não foi, acabou "fondo" como diz a gíria. Me surpreendeu também a forma pela qual Dr. Vilson lidou com a situação: como um time grande deve lidar. É assim que se negocia. E só assim vamos conseguir o respeito destas equipes ditas "maiores" do futebol brasileiro. Parabéns, Dr. Vilson. Quanto à permanência deste jogador, penso ele e Maranhão possuem o mesmo nível técnico, sendo o primeiro melhor no setor defensivo, o segundo no setor ofensivo. Mas o fato é que Jonas está bastante valorizado, sendo procurado, pelo menos através de boatos na mídia, por diversos clubes.
Ainda sobre Jonas, ele me parece um jogador centrado e muito sério. Acredito que não vai se deixar levar pelas especulações e vai jogar seu futebol buscando melhorar sempre. Em breve, não tenho dúvidas de que terá um belo futuro e trará retorno também ao clube que está lhe mostrando para o mundo.
As saídas de Leandro Donizete, Léo Gago, Marcos Aurélio e Jéci entendo que serão muito sentidas. A ideia de se manter 80% do plantel não se concretizou. William dá conta do recado? Talvez, mas Donizete era soberano na posição, indiscutivelmente. Sem Leo Gago a saída de bola fica prejudicada, embora Junior Urso tenha boas referências. Para mim, Leo era uma das peças chave da engrenagem do Coritiba. Quando jogava mal, a equipe inteira sentia.
Por outro lado, as renovações de Rafinha e Davi dão a esperança de que o time poderá manter o ataque superpositivo como em 2011. Entendo que os dois são primordiais no esquema de jogo do Coritiba, a contar pela dificuldade em manter bons resultados após a saída de Davi.
Tcheco, nosso guerreiro, acredito que deve jogar até o fim do ano, sendo uma importante alternativa para a equipe na armação de jogadas e qualidade de passe, sempre ajudando na marcação.
Copa SP
Os meninos do Coritiba foram simplesmente os melhores da competição na primeira fase.
Dos 96 clubes da primeira fase, nenhum marcou tantos gols quanto o Coritiba.
A esperança se redobra de que no ano de 2012 possamos lutar pelo título desta competição.
Há de se lembrar que não estamos nem nas oitavas de final ainda, mas com a consciência de que temos potêncial para chegarmos lá.
Parabéns e força aos meninos e a todos os responsáveis por este trabalho muito bem efetuado até o momento.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)