
Fatos e Argumentos
Que baile aplicamos no Palmeiras mais uma vez nesse ano...
Se no primeiro turno o acaso tirou nossa vitória (um balão na área de um dos poucos jogadores conscientes do time paulista, Marcos Assunção), dessa vez o destino nos presenteou com uma linda vitória.
Mesmo com maior volume de jogo no segundo tempo, a equipe da casa não conseguiu chegar ao gol de Vanderlei que praticou poucas, mas importantes defesas.
O setor defensivo - com Léo Gago, Willian, Emerson, Jéci e Jonas - foi muito preciso na marcação, mesmo com o excesso de faltas próximas a área, o que se deve também à atuação no mínimo tendenciosa do sr. Alício Pena Junior. 
Aqui, gostaria de fazer uma ressalva... Penso que Jonas tem sobrado muito frequentemente no homem-a-homem. Já aconteceu três vezes com Fred, na partida contra o Fluminense, e algumas vezes com Luan nessa partida também. Entendo que um ajuste nesta marcação se faz necessário, para que não corramos riscos desnecessários.
O principal destaque ficou para a belíssima atuação de Everton Costa, que lutou, marcou, driblou, disputou e fez duas assistências perfeitas (uma se concretizou em gol, a outra na trave). Na minha opinião, a melhor atuação deste jogador com a camisa do Coritiba.
Não fossem os dois "quases" de Everton Ribeiro e Anderson Aquino, e o pênalti não marcado sobre Jonas, o Coritiba sairia com uma larga vitória sobre o time paulista em Barueri.
Gostaria de chamar atenção também para a partida de Leonardo. Se jogar assim todas as partidas, deve se estabelecer como titular no lugar de Bill. Enquanto aquele buscou as jogadas, correu muito, atrapalhou a saída de bola palmeirense e marcou um belíssimo gol, esse tem se limitado a jogar de costas para a zaga, cavar faltas e perder boas chances de marcar.
Por fim, outro que merece elogios é Marcelo Oliveira.
Postou o time para frente, com confiança e obstinação pela vitória a todo o momento. Também substituiu bem com Leandro Donizete, Everton Ribeiro e Aquino.
O fato que ressalto hoje é que o Coritiba é o time mais faltoso da competição. Com 668 faltas cometidas, está a 6 faltas do segundo colocado, o lanterna América MG.
Este é um sinal de problemas na marcação. Entendo que deriva principalmente do blecaute defensivo da equipe em alguns jogos do campeonato, quando Léo Gago não estava bem e Donizete estava machucado. Ontem, o maior número de faltas ocorreu devido aos critérios do sr. Alício Pena Junior, que foram bastante diferentes de um time para outro, especialmente próximo à área.
De qualquer forma, o alerta fica ligado.
A vitória nos dá confiança para enfrentarmos o "poderoso" Flamengo domingo às 17h no Couto Pereira e mostrarmos que ainda merecemos algo a mais nessa competição.
Um abraço,
Alex Meger de Amorim
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)