Futebol, Ciência e Opinião
Associação Desportiva Coritiba Foot Ball Club passou a ser nossa única alternativa de fiscalização, controle e cobrança com relação a empresa que hoje detém os direitos do futebol.
O Coritiba é nosso maior patrimônio, dono da marca, dos títulos, do Couto Pereira, da história e a razão de ser de todos os torcedores. Quando passamos a torcer pelo Coxa nunca foi algo racional, mas uma paixão que normalmente atravessa gerações.
Precisamos manter o clube fortalecido, com a contínua participação dos associados, que possuem direito previsto em estatuto para votar e ser votado.
O dever do Coritiba Foot Ball Club é garantir que o contrato firmado entre as partes seja cumprido e possíveis desequilíbrios sejam corrigidos.
No momento é fundamental que a eleição do Coritiba FC ocorra, sinceramente não existe qualquer justificativa aceitável para adiar o pleito (uma reforma de estatuto pode ser feita em paralelo). Preciso analisar com alguns colegas juristas, mas lendo o estatuto não me parece que uma assembleia extraordinária tenha autoridade para adiar a Assembleia Geral Ordinária prevista em estatuto para fins de eleição.
Quanto ao associado é algo ainda mais preocupante, pois a grande maioria se enquadra na modalidade sócio contribuinte:
Art. 20 - O quadro social do Clube é constituído pelas seguintes categorias de associados:
I - Contribuinte: aquele que, maior de 18 (dezoito) anos, contribui com o
Clube, através de obrigações estipuladas em conformidade com o presente
Estatuto;
Nesse caso toda a receita é do Coritiba Foot Ball Club, amparado também pelo estatuto:
Art. 131 - São receitas do Clube:
I - a obrigação social, constituída de mensalidades, taxas de manutenção,
joias, anuidades e outras contribuições regularmente instituídas;
O Coritiba não possui mais nenhuma modalidade de receita como ingresso, venda de materiais, jogadores, verbas de TV e outros. A única maneira de manter o clube em funcionamento é através do associado.
Não quero acreditar que a receita do sócio contribuinte esteja indo para a SAF, vou solicitar oficialmente ao conselho como sócio, com base no estatuto.
Se a empresa que administra o futebol não der certo o que nos sobra é o Coritiba. Precisamos estar atentos, cobrando o cumprimento do contrato e suas obrigações e caso o desempenho seja como em 2023, em curto espaço de tempo precisaremos reconstruir o Coxa.
Precisamos fortalecer ainda mais o Coritiba! Vamos manter o clube cada dia mais vivo e atuante.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)