Futebol, Ciência e Opinião
Hoje pela manhã, resolvi assistir a partida entre Brasil X México pela disputa da medalha de ouro pelas Olimpíadas, confesso que não me agrada assistir jogos da seleção brasileira, que é muito mais política do que técnica.
Pelo Brasil, uma seleção milionária, Thiago Silva, Marcelo, Damião, Oscar, Neymar, no banco de reservas Hulk, Ganso e principalmente Lucas, que esteve envolvido na maior transação da história do futebol brasileiro. Apesar de nunca ter vencido o torneio olímpico, a seleção brasileira é detentora do maior número de títulos do futebol mundial em copas do mundo(apesar de achar que 5 é muito pouco, mas é tema para outra conversa).
O México, sem títulos mundiais, sem atletas badalados, a soma dos valores de mercado de todos os jogadores, é menor que apenas 1 atleta brasileiro.
Começa a partida, nos primeiros segundos a equipe mexicana aperta com 3 jogadores a saída de bola do Brasil e abre o placar. Durante todo o primeiro tempo, permanece marcando pressão, recompondo em bloco, retomando a bola no campo de ataque.
No intervalo eu penso, “Mas qual é a equipe milionária ?”, “Porque o México não desceu a marcação e jogou como time pequeno ?”.
Começa o segundo tempo, segue a mesma história, o pequenino México dando um verdadeiro “passeio” no Brasil. Marca o segundo gol em excepcional jogada ensaiada, passa a administrar, recua a marcação, leva a gol e sofre riscos.
Fim de partida, o modesto México é campeão, contra a poderosa, milionária e badalada seleção brasileira de Neymar e Cia.
Inevitavelmente, as desculpas do técnico Marcelo Oliveira e diretoria do Coritiba me vieram a cabeça. “Perdemos para uma equipe com uma folha muito maior que a nossa”, “O adversário é poderoso”, “Perder para o líder é um resultado normal”.
Que o jogo do México e Brasil ontem, sirva de lição ao Coritiba. A grandeza de um homem se faz através de suas atitudes, justificar sempre as derrotas no poder do adversário é o símbolo da mediocridade.
Que uma vida nova ao Coritiba comece na partida de hoje. GRANDE SOMOS NÓS !!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)