Futebol, Ciência e Opinião
Fim de ano, especulações, matérias pagas nos meios de comunicação e a história se repete no Coritiba.
Os melhores jogadores despertam interesse em clubes nacionais, o Coritiba nega a intenção de negociar seus principais atletas.
Em 2011, a promessa de manter 80% dos titulares não foi cumprida. Primeiro foi a verdadeira “fritura” de Marcos Aurélio, que teve uma lesão muito grave e não conseguiu repetir o bom futebol de 2009 e 2010, com paciência ele poderia ter sido um atleta muito importante para 2012. O volante Leandro Donizete precisa fazer o “pé de meia”, era melhor negociá-lo. Jéci foi ganhar dinheiro no Japão, Davi foi pra China, Léo Gago não era bom para o grupo então que vá pra o Grêmio, Bill é baladeiro não serve para o Coritiba.
“Não tem problema, os reforços serão a altura”, daí desembarcam em Curitiba, Júnior Urso, Renan Oliveira, França, Diego Alemão, Robinho, Lincoln, Chico, Marcel, Keirrisson(vindo de cirurgia), Emerson Santos, Jeferson, Henrique, Roberto e a aposta Ruidiaz, sem falar na permanência de Eltinho e Aquino.
Sem esquecer de Edson Bastos, que foi negociado com a Ponte Preta, precisava jogar, não é goleiro para ficar na reserva. Uma grande perda, mas por outro lado os goleiros da base teriam oportunidade, só que resolveram trazer aquele que não servia em Campinas como reserva, lá se foi a chance dos atletas formados no clube.
Bom, acho que foi o suficiente para aprender. A grande virtude nos últimos anos foi a manutenção da base de 2009 para 2010, em seguida para 2011. Nenhum atleta contratado em 2012 seria titular da equipe em 2011, talvez até mesmo 2010. A falta de qualidade na montagem do elenco em 2012 foi alertada por alguns colunistas do Coxanautas, assim como a manutenção de Marcelo Oliveira.
Para minha surpresa, começou a “fritura” de Rafinha, um dos grandes jogadores do elenco. Não foi tão brilhante como nos outros anos, mas quem foi ?
Especula-se a opção do limitadíssimo Robinho para atuar na posição de Rafinha, qual jogo o ex-jogador do rebaixado Avaí foi melhor que o atual titular da posição ?
Seria mais uma desculpa para negociar o atleta como foi feito no final de 2011 com a maior parte do elenco ? Renovem com o Rafinha e ofereçam o Robinho e Júnior Urso ao Cruzeiro, será que haverá interesse?
Até quando estaremos dependentes de empresários ? Será que o exemplo do Avaí e Paraná Clube não foram suficientes ?
Para meu desespero, leio nos portais que o Coritiba tem interesse na renovação de Júnior Urso e Robinho, quando minha expectativa é que fossem os primeiros da extensa lista de dispensa.
Uma andorinha não faz verão, duas também não, a dupla Alex-David não vai fazer milagre atuando ao lado de “cabeças de bagre”.
Mudem o discurso, assumam o fraco planejamento em 2012 e não repitam os mesmos erros, em 2013 podemos não vencer uma série de partidas seguidas com a corda no pescoço.
Quer ser grande ? Tenha atitude dos grandes !
Espero que esse “pontinho” venha no jogo de amanhã e acabe com nosso sofrimento. Na próxima coluna vou abordar o desprestígio aos atletas formados no clube.
Fica o registro de tristeza em relação ao amigo Felipe Rauen, que por decisão própria deixou de escrever suas colunas. Deixamos de enriquecer nossos conhecimentos com textos do mais alto nível cultural. Quem ainda não leu que vá ao blog e desfrute de verdadeiras aulas de conhecimento.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)