Futebol, Ciência e Opinião
Quando ouço ou leio comentários sobre a qualidade de atletas como Urso e Robinho, confesso que ficou arrepiado.
Atletas de baixa qualidade técnica, limitados, que já rodaram vários clubes do futebol brasileiro e nunca foram valorizados em função de suas limitações.
Só estão hoje no Coritiba em função da parceria com a LA Sports, caso contrário nunca estariam nos planos de clube. O histórico desses atletas nos últimos são rebaixamentos e condição de reserva por onde estiveram, inclusive no Coritiba, nunca conseguiram a titularidade, sempre foram questionados.
Nos momentos decisivos mostraram fragilidade, como foi o caso de Robinho contra Sport e São Paulo. Já Urso em diversas partidas e na final da Copa do Brasil. Fazer assistência contra os sub20 do Figueirense é uma coisa, difícil é mostrar qualidade fora de casa e contra grandes equipes.
Qual clube da primeira divisão teve interesse nesses atletas ? Nenhum, caso não atuem pelo Coritiba estarão jogando em clubes da segunda divisão. Ninguém vai pagar no Brasil o salário que esses atletas recebem no Coxa, já que não despertam o interesse de ninguém, mesmo com as constantes propagandas sobre suas qualidades em email enviados pelo Brasil.
O parâmetro do Coritiba deve ser os grandes elencos dos últimos anos, alguém imagina Robinho e Urso titulares em 2011 ? Dificilmente seriam reservas, em função do alto do nível técnico do elenco, inclusive no banco.
Quando o Coritiba praticamente desmanchou o elenco no início de 2012, já prevíamos um ano de muita dificuldade, o que se comprovou ao final da temporada onde lutamos desesperadamente por pontos para fugir do rebaixamento.
O Coritiba tem a oportunidade de valorizar atletas como Willian, Djair, Rafael Silva, Thiago Primão, Denis, Luccas Claro, entre outras revelações das categorias de formação, dinheiro do clube, entretanto insistimos na renovação de Chico, Robinho, Urso.
Quem sabe lá em julho a diretoria venha reclamar novamente que não temos condições financeiras para contratar. Não temos ou contratamos errado ?
Afinal, o Coritiba não tem um software com uma base de dados sobre os jogadores nos últimos anos, que teoricamente serviria como decisão para contratações ?
Chico, era reserva no A. Paranaense, conquistou a titularidade e foi para o Palmeiras, lá era reserva do elenco rebaixado 30 dias antes do final do campeonato brasileiro, já no Coxa nem para o banco de reservas era relacionado.
Robinho, foi reserva no Santos, reserva no Avaí, rebaixado pelo clube catarinense em 2011, reserva no Coritiba a maior parte do ano.
Urso, foi titular no limitadíssimo P. Clube, foi rebaixado pelo Avaí, nunca foi titular no Coritiba.
Quando perguntado sobre a possibilidade do retorno de Marcos Aurélio, um dos grandes jogadores que passaram nos últimos no Coritiba, atualmente no Internacional, o presidente Vilson responde que não existe interesse, que não serve para o tal projeto do clube.
Espero estar errado, que esses atletas sejam os grandes nomes de 2013, mas sinceramente não acredito, já não são garotos e sempre foram limitados, a fase propícia de melhoria da qualidade motora já passou, na fase adulta pouco se evolui, é que os estudos científicos já comprovaram a décadas, achar que Urso vai melhorar seu gesto motor, evoluir em sua inteligência tática é seguir no sentido contrário a ciência.
Será que ninguém se deu conta que a diferença entre o Coritiba estar na primeira ou segunda divisão foi de apenas 7 pontos, que o Sport o primeiro rebaixado teve 17 derrotas e o Coxa 18 ? Que nosso elenco era muito fraco ?
É preciso rever conceitos urgentemente, não adianta reclamar do mercado, das cotas, do mundo, é preciso contratar corretamente, jogadores para compor elenco já temos a piazada da base, que não dá para gastar com Chicos da vida, depois não adiantar dizer que não tem dinheiro.
Um Feliz Natal e um 2013 com muito sucesso e realizações.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)