Futebol, Ciência e Opinião
Alguns torcedores questionaram alguns pontos em relação ao atleta Germán Segovia, principalmente em virtude por não estar sendo utilizado no grupo principal. O fisiologista do Coritiba Dr. Raul Osieck, respondeu ao site Coxanautas descrevendo que esse atleta teria se apresentado em condições físicas aquém dos que estão atualmente em atividade.
Apesar de não ter acesso aos testes fisiológicos desse atleta, tentarei elucidar alguns pontos que justificariam essa atitude por parte do departamento de fisiologia do clube.
- No início do ano, apesar dos atletas apresentarem-se oriundos de um período de férias, os dias em inatividade não representam uma queda tão significativa, pois o calendário atual é extenso e o descanso normalmente não ultrapassa 20 dias.
- A fisiologia desenvolve no início da temporada, testes específicos para verificar as condições atuais do atleta. Através da análise dos resultados obtidos, é desenvolvido em parceria com o preparador físico, um planejamento individualizado. Além da melhoria do condicionamento físico geral, alguns atletas podem receber atenção especial em relação ao aumento de massa muscular, força, potência, aceleração, etc.
Os atletas podem receber cuidados do departamento médico e fisioterapia. Descreverei um exemplo: Determinado atleta, na temporada anterior fez várias torções de tornozelo, mesmo apresentando-se totalmente recuperado, um trabalho poderá ocorrer entre a preparação física e fisioterapia, desenvolvendo atividades proprioceptivas e de fortalecimento, de forma preventiva em relação a essas lesões na temporada atual.
- As adaptações fisiológicas adquiridas após vários anos de treinamento, proporcionam que esses atletas atinjam de forma muito mais rápida o condicionamento ideal, o que não ocorreria em pessoas que não possuem no histórico de vida anos de treinamento árduo.
Em relação a Germán Segovia
- Ao apresentar-se no clube, vários testes fisiológicos foram aplicados a este jogador, possivelmente foi detectado que o atleta necessitaria de um planejamento individualizado de médio prazo, que proporcionaria um melhor rendimento no futuro, o que não ocorreria se essas etapas de preparação não fossem respeitadas.
- É comum em vários clubes, atletas oriundos das categorias de base, antes de serem aproveitados na categoria profissional, serem submetidos a esse procedimento, demonstrando na prática sua eficácia.
- Germán atuava no futebol paraguaio, que apesar dos avanços nas ultimas décadas em relação a técnica e sistemas táticos, não possui um número de publicações de qualidade na área científica no campo da fisiologia e preparação física de atletas de futebol.
Tenho absoluta certeza de que, sob a supervisão do competente fisiologista Dr Raul Osieck e dos profissionais envolvidos na preparação física do clube, em breve esse atleta estará em excelente condições físicas, a disposição do comando técnico.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)