Futebol, Ciência e Opinião
Após uma sessão de treinamento ou jogo, o atleta passa por um processo denominado “Recuperação Orgânica”. Apesar dos mais diversos assuntos que podem ser abordados a esse tema, vamos nos atentar na restauração do glicogênio, hidratação e álcool.
Hidratação
A hidratação é um fator importantíssimo algumas horas antes, durante e após jogos e sessões de treinamento. Alguns estudos no futebol ainda discutem se a ingestão hídrica durante as partidas deve ser feita com água pura ou produtos a base de eletrólitos e glicose, como, por exemplo, isotônicos como o Gatorade.
Glicogênio
Glicogênio é a glicose armazenada nos músculos e no fígado, como Glicogênio Muscular e Glicogênio Hepático.
Durante uma partida de futebol, o Glicogênio Muscular é o substrato utilizado para que o músculo possa gerar energia para realizar as ações do jogo. Durante o transcorrer da partida, haverá redução das reservas no músculo, uma parte é restaurada pelo Glicogênio Hepático. As evidências demonstraram que a redução dessa substância é um dos fatores responsáveis pela fadiga.
Existem evidências de que a ingestão dos produtos a base de glicose após jogos e treinamentos é fundamental no processo de restauração das reservas de Glicogênio Hepático e Muscular.
Álcool
A recuperação das reservas de Glicogênio ocorre principalmente nas primeiras horas após uma partida de futebol, prolongando-se em menor escala por até 24 horas.
A ingestão de bebidas alcoólicas, prejudica a recuperação orgânica, pois o álcool é sintetizado no fígado e altera a captação de Glicogênio, reduzindo as reservas no organismo. A ingestão de álcool proporciona uma recuperação orgânica irregular, reduz a performance atlética e aumenta o risco de lesões.
O consumo de bebidas alcoólicas diminui a carreira do atleta, pois acarreta morte de células nervosas, fundamentais a sua performance atlética.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)