Futebol, Ciência e Opinião
O Coritiba encerrou seu jogo contra o Palmeiras na última quarta por volta da meia noite, partida decidida nos últimos minutos em campo bastante pesado em virtude da chuva, imediatamente se faz necessário procedimentos que possam acelerar a recuperação orgânica dos atletas, afinal em 66 horas a equipe volta a campo novamente.
Em princípio, 66 horas pode parecer bastante tempo, mas no planejamento semanal trata-se de um período extremamente curto. A principal missão é deixa-los em condições fisiológicas satisfatórias para um novo jogo.
Vale lembrar, que no último domingo a equipe do Coritiba realizou uma partida na cidade do Rio de Janeiro, entrando novamente em campo diante do Palmeiras após cerca de 75 horas.
A equipe Coritibana, realizará 3 partidas em 7 dias, sendo duas fora de casa que incide o estressante tempo de permanência em aeroportos e translado.
Apesar do prejuízo dos trabalhos táticos e técnicos, a decisão tomada pela comissão técnica em realizar apenas um treino recreativo foi totalmente acertada, pois em condições atuais o melhor treino é o descanso.
Infelizmente, o volume de jogos está acima da capacidade fisiológica do organismo, causando um desgaste excessivo ao atleta, inevitavelmente ocorrerão lesões musculares decorrentes da fadiga crônica.
A elaboração da tabela não leva em consideração aspectos científicos, prejudicando consideravelmente o rendimento da equipe, a única solução é possuir no elenco atletas reservas e titulares do mesmo nível técnico, para suprir as ausências sem prejuízo ao rendimento e performance.
Indignação
Peço licença aos leitores do blog para expressar uma opinião pessoal.
A atitude das redes de televisão afiliadas no Paraná, que detém o direito de transmissão do campeonato brasileiro, é digna de repúdio e indignação.
Apesar do Coritiba, o clube mais tradicional do futebol paranaense estar em campo contra líder da competição, essas emissoras insistem em transmitir ao interior do estado do Paraná, jogos de outros centros do Brasil.
A migração de pessoas de outros estados para o interior do Paraná somado a influência da mídia nacional, foi fator decisivo na preferência futebolística. Se já não bastasse isso, nós do interior (pois estou fora de Curitiba fazem 3 anos), somos obrigados a “engolir” as emissoras ditas paranaenses prestigiando outros centros, mesmo tendo PUBLICADO OFICIALMENTE a transmissão do jogo entre Coritiba X Palmeiras em seu site oficial.
Até quando ?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)