Futebol, Ciência e Opinião
Com a vitória de ontem, selamos definitivamente nossa permanência na primeira divisão em 2013. Ainda restam algumas partidas que pode nos render mais uma participação na Copa Sul-americana no ano seguinte.
Esse é o momento de refletir sobre as lições aprendidas em toda a temporada, descrever os principais acertos, os erros, os riscos e principalmente projetar um 2013 mais competitivo ao Coritiba.
O clube tem uma base longe de ser a ideal, não podemos esquecer que corremos sérios riscos durante a competição nacional. Entendo que terminamos o ano de 2011 em melhores condições, entretanto não podemos repetir o mesmo erro em relação ao desmanche do elenco. É preciso manter os principais jogadores, realizar contratações pontuais, negociar inúmeros atletas do elenco que demonstram baixa qualidade técnica e principalmente oportunizar aos jogadores formados no clube a chance de demonstrar sua qualidade técnica no campeonato estadual, antes de sair ao mercado contratando atletas de qualidade duvidosa.
O ano de 2013 deve ser promissor, o retorno do ídolo Alex trará novos patrocinadores, o quadro de sócios deve aumentar e a venda de materiais oficiais do clube será alavancada.
O futebol paranaense deve estar fortalecido com o acesso do rival Atlético Paranaense a primeira divisão nacional e retorno do Paraná Clube, a competição regional será mais difícil em relação aos anos anteriores, já que alguns clubes do interior já estão se movimentando como é o caso do Cianorte e o tradicional Londrina.
As expectativas são as melhores possíveis para a próxima temporada, só não podemos esquecer nossos erros, que não foram poucos. É necessário aprender com eles e não reincidir em 2013, tornando o Coritiba ainda mais forte.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)