Futebol, Ciência e Opinião
Caros leitores,
Sabemos no momento difícil na vida do Coritiba, retornando de uma série B após quedas sucessivas. Isso gera perda de receita, passivos e outros problemas que não é novidade para ninguém.
Entretanto, algumas atitudes em termos de contratação e empréstimos vem me preocupando, pois quem tem pouco dinheiro precisa contratar bem.
Em situação inusitada surgem dois atletas de nacionalidade uruguaia, Pablo Garcia, que já comentei em minha última coluna sobre seu histórico frágil como atleta de futebol, que na opinião desse colunista não reúne condições para jogar a primeira divisão mais competitiva do continente. Muito se fala em ser uma aposta, a questão é que vem para disputar posição com atletas que foram formados no clube, que pouca chance tiveram em 2021 e quando entraram em campo mostraram um bom desempenho.
Seguindo com o raciocínio me refiro a João Vitor, atleta formado no clube, quando entrou demonstrou qualidade, fez gol, enfim, demonstrou potencial. Para minha surpresa o atleta foi emprestado para o Linense logo após a chegada de Pablo Garcia, quando disputariam a mesma posição.
Esse tipo de critério é inexplicável, é uma "tapa na cara" nas categorias de formação do Coritiba. No elenco fica um reserva do décimo segundo colocado do fraco campeonato uruguaio, 3 gols na carreira, que nem mesmo os clubes do seu país tiveram interesse em renovar seu contrato.
O segundo atleta é Guilhermo de Los Santos. Vem da Universidade Católica, mas não do clube tradicional do Chile, mas do fraco campeonato equatoriano. Em termos de títulos nunca ganhou nada em seu país, melhor resultado foi o vice campeonato em 1979. Atuar anos seguidos em um clube desse porte demonstra baixa qualidade técnica, pois os atletas com destaque rapidamente são negociados para centros e clube maiores.
Em termos técnicos, ouvi muitos comentários que estava jogando como titular. Fui verificar os últimos jogos do clube, a última vez que esteve em campo foi em 23/10 na derrota em casa para o poderoso "Mushuc Runa".
28/11 - Nem Banco
20/11 - Nem Banco
06/11 - Nem Banco
29/10 - Nem Banco
23/10 - Titular e derrota em casa para o Mushuc Runa
Em 01/10, foi a última vitória do UC com ele em campo, contra o poderoso Desportivo Cuenca, em que ele fez um penalti para lá de bizarro:
Veja aqui:
Em 26/09, contra o Emelec mostrou mais uma vez sua fragilidade na bola aérea, bateu cabeça com o companheiro, meteu a mão na bola e proporcionou o gol de empate:
Veja aqui:
Aqui mais um gol de cabeça nas costas dele, no empate com o poderoso "Manta FC", avaliem o segundo gol aos 1:20 do vídeo:
Veja aqui:
Avalie o posicionamento do atleta nesse jogo contra o Emelec, analise a posição defensiva em todos os gols, principalmente o segundo:
Veja Aqui
Com relação aos jogos que atuou nos últimos tempos, pode ser acessado em:
Jogos do EC
Conclusão:
Infelizmente, não me parece que o atleta tenha sido avaliado de forma correta Em 20 minutos levantei jogos, gols sofridos, falhas e capacidade técnica. Na avaliação desse colunista não me parece que possua qualidades técnicas para atuar no Coritiba.
Assistam os vídeos e tirem suas conclusões, não o vídeo do empresário que colocaram nas redes sociais.
Saudações Alviverdes !
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)