Futebol, Ciência e Opinião
Futebol dá lucro ?
O futebol sempre foi uma atividade que gerou lucro para o jogador, empresário, membros de comissão técnica, patrocinadores, televisão, comentarista e tanto outros. Mas pouco para o clubes.
Ser campeão e gerar lucro são quase sempre antagonistas. Investimento é muito alto e na maioria das vezes é necessário buscar desesperadamente receita para ficar no zero a zero.
Eu nunca acreditei nesse modelo de SAF no Brasil, os maiores clubes do mundo continuam sendo associações(Real Madrid, Barcelona, etc). Mas existem clubes como o atual campeão do mundo, Manchester City, que é um clube de dono.
Entretanto, a fonte de receita não vem do clube mas sim do petróleo, onde o sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan possui uma fortuna de cerca de 83 bilhões de reais. O clube é uma diversão, até ele enjoar ou a fonte colapsar.
O nosso modelo é totalmente diferente. Temos uma SAF que não coloca dinheiro, mas utiliza as próprias receitas que o Coritiba já tinha para sua obrigação de investimento, mas agora espera ter lucro após determinado período.
Quem ama o Coritiba e quer vê-lo vencedor somos nós torcedores. Pagamos um valor absurdo de mensalidade pelo produto que nos é entregue, compramos por valores altíssimos produtos oficiais de baixa qualidade.
Nós amamos o Coritiba e nos mantemos fiéis, o investidor ama dinheiro. O associado coloca dinheiro todo mês sem pensar em lucro, mas sim no Coritiba, o investidor nunca.
Entre ser campeão e gerar lucro, qual será a opção ? Essas pessoas não possuem compromisso algum com o Coritiba vencedor, mas sim que gere dividendos, quem venham terrenos de graça, que possam usar o estádio para gerar ainda mais dinheiro.
Existem muitas opções de investimento com menor risco e maior retorno. Ninguém vai investir em futebol, que é cheio de incertezas. Só temos SAF porque o investidor tem um risco baixíssimo e possibilidade de ganhar dinheiro com os ativos do clube.
O modelo do Coritiba não é de investimento, mas sim de administração. Mas faz sentido entregar para uma empresa que não tem nenhuma identificação com o Coritiba ? Ainda com um contrato que não protege o Coritiba ?
Por mais que o Coritiba tenha tido seus problemas em seus 114 anos como Associação Desportiva, é um caso de sucesso. Construiu seu estádio, centro de treinamento, conquistou a soberania no Estado do Paraná, foi campeão brasileiro, revelou grandes craques. Tudo isso pelo seu torcedor e associado !
Ainda tínhamos a opção de votar e trocar quem vai administrar o Coritiba. Mesmo que ocorresse 200x, hoje isso acabou.
A dívida, comparado a outros clubes do Brasil, era baixíssima. A frase muito usada que "A SAF é a única salvação do Coritiba", é a maior falácia da história.
Como havíamos previsto nesse modelo e nesse contrato, hoje somos menores do que éramos ano passado.
Se faz urgente a eleição no Coritiba FC, a única entidade que tem autoridade contratual para fiscalizar e cobrar a SAF. Não faz o menor sentido vincular a nova eleição com reforma no estatuto, muito pelo contrário, quem deveria realizar estudo é quem não esteve envolvido na transição para SAF.
Entretanto, o clube está sem receita, sem presidente, sem participação.
Nós associados precisamos no organizar e cobrar o Coritiba FC, porque não temos relação alguma como a SAF.
Se não fizermos isso agora, vamos desaparecer em alguns anos.
Sds, Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)