Futebol, Ciência e Opinião
Chegando na última mensalidade do plano de sócio para ser paga, afinal, eu sou sócio do que ?
O estatuto do Coritiba estabelece que sou um sócio contribuinte, no qual fui aceito pela Associação, com direito a voto e ser votado, como pode a receita estar indo para a SAF, empresa que hoje é responsável por 90% do futebol(leia-se claramente FUTEBOL)?
Eu não sou sócio da SAF, que trata-se de uma modalidade completamente diferente de associação.
A LEI Nº 14.193, DE 6 DE AGOSTO DE 2021, estabelece
Art. 2º A Sociedade Anônima do Futebol pode ser constituída:
I - pela transformação do clube ou pessoa jurídica original em Sociedade Anônima do Futebol;
II - pela cisão do departamento de futebol do clube ou pessoa jurídica original e transferência do seu patrimônio relacionado à atividade futebol;”
A SAF pode ter um plano de serviço para os torcedores, que estabeleça acesso aos jogos, compra de materiais, etc. Entretanto, isso não tem absolutamente nada haver com o sócio contribuinte do Coritiba FC.
Entrei em contato com o conselho deliberativo e recebo a seguinte resposta:
Diante dos questionamentos encaminhados para o Conselho, posso lhe antecipar que até o drop down, que ocorreu no final de junho, todas as receitas eram da Associação.
Após isso, a receitas passaram para o Coritiba SAF. Todas essas informações estão contidas no contrato que você teve acesso, bem como nas apresentações que foram realizadas para todos os sócios antes da Assembleia Geral que aprovou a operação como um todo.
Mas espera ai, o sócio não faz parte do futebol, mas sim da associação que não se limita apenas a esse esporte. O sócio não pode ter sido vendido !
Se os sócios não são mais do Coritiba, quem vota e será votado na próxima eleição ? Que por sinal não foi feita e fere gravemente o estatuto.
Quando questionei sobre os balancetes do Coritiba, que já havia solicitado oficialmente, recebo a seguinte resposta:
Em relação as contas, as mesmas são apresentadas trimestralmente pelo Conselho Fiscal. A do segundo trimestre já foi realizada e caso o sócio tenha interesse de verificar o parecer do Conselho Fiscal, podemos disponibilizar data e horário para tanto.
Acrescento que a partir da migração para a SAF o Conselho Fiscal da Associação não tem mais o que apresentar acerca dessas receitas, pois não são mais de nossa competência.
Eles estão dizendo que o Coritiba não terá mais nenhuma receita ?
Se não tem receita não terá funcionário, não terá funções administrativas, contabilidade, mas o Coritiba possui obrigações legais quanto a isso !
Pelo contrato, a SAF é responsável por pagar mensalmente as parcelas da recuperação judicial, caso não o faça o Coritiba deve cobrar extra e judicialmente. Mas se não tem receita, quem vai pagar pelos serviços advocatícios ? Se não tem mais conselho fiscal, quem vai avaliar a regularidade ?
Estão acabando com a Associação, que é nosso único instrumento de cobrança e fiscalização em relação a SAF. Não podemos deixar isso acontecer, pois o Coritiba vai acabar.
Sou sócio do Coritiba FC, não tenho relação alguma com a SAF.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)