Futebol e Números
Já no início do campeonato, este blog divulgou uma matéria exclusiva sobre o
Com o campeonato já está em andamento, a variável mais importante nesse tipo de projeção é o número de empates que estão ocorrendo, quanto mais jogos acabam empatados menor é a pontuação necessária. E esse ano, com 27,36% dos jogos terminando empatados, está com uma quantidade de empates um pouco acima da média dos campeonatos anteriores, o que reduziu principalmente a pontuação necessária para se ser campeão.
Confira os números:
Pontuação mínima
para: Extremamente
provável Muito
Provável Provável Ser campeão 78 76 74 Ficar entre os quatro 67 65 64 Não ser rebaixado 44 43 42
Com isso, se o objetivo do Coritiba for escapar do rebaixamento, sua meta deve ser alcançar 25 pontos nos 19 jogos restantes, um aproveitamento de 43,9%. Atualmente o desempenho do Coxa é de simplórios 33%, conquistando somente 19 pontos no returno. Desempenho pior só foi visto no Brasileirão de 2000, quando Paquito, Fito Neves e Ivo Wortmann conquistaram somente 21 pontos nos 24 jogos daquela competição. Mesmo em 2005, ano do fatídico rebaixamento, o desempenho do Cori foi melhor do que o atual, com 38,9% de aproveitamento e 49 pontos em 42 jogos.
Por fim, vale sempre o alerta que se trabalha com um nível de confiança – não com certezas – de forma a fornecer uma "margem de segurança" para os clubes se planejarem. Para facilitar a interpretação dos dados costuma-se atribuir adjetivos às chances de algo ocorrer, de forma que algo "extremamente provável" é aquilo que tem uma probabilidade e pelo menos 95% de chance de acontecer.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)