Futebol: Razão x Emoção
Assistindo à live pós jogo no youtube do coxanautas ontem - programa sensacional, aliás, que recomendo a todos vocês - ouvi a informação de que Morínigo usou 31 atletas em 9 rodadas e, ainda sim, conseguimos o 1º lugar no Paranaense.
Obviamente que a liderança num campeonato que tem CAP, Paraná Clube e etc, não significa nada do ponto de vista esportivo, mas, do ponto de vista da preparação para o futuro, é muito bom.
Morínigo tem conseguido manter o planejamento e ainda sim obter resultados. E resultado em futebol – não deveria ser assim – é o que dá tempo e garante a calma para o treinador trabalhar. A base tem sido experimentada, os contratados tem podido estrear sem a pressão de ter de vencer.
Reparem bem: eu não entendo que tenhamos de vencer no paaraense para só assim termos calma e planejamento, mas, infelizmente, alguns torcedores inflamados pela mídia pensam assim. Tem gente por exemplo, torcedores do Paraná Clube, pedindo a cabeça do treinador, do presidente, como se alguém pudesse resolver a triste e irremediável situação do “tricolão”. Não é problema nosso, está feia a situação por lá, mas todos nós devemos achar empatia em nossos corações para torcer por uma piora. >:)
Voltando ao Coxa, não me recordo de um início de ano tão promissor do ponto de vista do planejamento. Que isso se reflita nos resultados almejados que, relembremos, são, pelo menos pra mim: mantermo-nos na série A e avançar várias fases na Copa do Brasil.
Copa do Brasil, aliás que começa nesta 5ª feira, na Bahia, contra o homônimo de Feira de Santana. O time da boa terra é tradicional, em que pese sem expressão no futebol estadual e, claro, nacional. Interessante notar que, até o momento desta coluna, 3ª feira, 16:04, nada havia no site do “Tremendão” sobre o confronto da copa do Brasil. Em compensação, muita coisa sobre o Bahianão. (bahiadefeira.com.br
)
Já o Coxa, sem Régis mas com o retorno de William Farias, deve seguir apostando em Tony Anderson, que vem cavando seu lugar na equipe. Dentre os relacionados podemos dizer que está o que o Coxa tem de melhor para enfrentar os desafios de 2022, com exceção, claro de Natanael, que, segue se recuperando.
Prontos para o primeiro desafio do ano? Arriscam um palpite? O meu é 2x0 pro Coxa.
Sigam-me os bons @fernandoschumakmelo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)