Futebol: Razão x Emoção
Poderia eu aqui criticar Pedro Ken, mas não vou. Para mim ele vem bem, e a lembrança de seus bons jogos na sua origem no coxa não me permite criticá-lo. Não vou criticá-lo também porque dar a camisa de numero 10 e a missão de criar o jogo a um jogador como ele é reflexo emblemático do que ocorre no futebol brasileiro. Tão emblemático quanto o PSG que já teve Raí e Ronaldinho, jogar contra o Lyon sem nenhum atacante ou meia brasileiro e ter sua zaga inteira formada por tupiniquins.
Tão emblemático quanto o fato de Dunga ser a resposta aos 7x1, e quanto não haver nenhum treinador do Brasil, antes escola de futebol, dando “aula” na Europa.
Este é nosso atual futebol, qualquer volante ou segundo volante é camisa 10. A culpa é de Ken? Não. Ele, pasmem os senhores, é a solução.
JOGO
Carlinhos e Rafhael Lucas foram os melhores da vitória Coxa sobre o operário. E que nem se reclame do buraco que Carlinhos deixa, tratem sim é de corrigir a cobertura. Digo isso, pois, ele é muito melhor no apoio que na contenção, se tirarem-lhe esta função, não há motivos para mantê-lo em campo.
Alguns erros do ano passado ainda se repetem, como o medo de ter a bola, a imprecisão dos passes, a falta de movimentação, e as tentativas frustradas de ligação direta. Tudo isso a ser corrigido por Marquinhos. As vitórias criam um ambiente mais favorável e tranquilo, dando ao treinador mais lastro, menos pressão e aumenta a confiança dos jogadores em seus potenciais.
PARANÁ
Queria eu dizer que solidarizo-me à tristeza paranista. O que me causa espécie é que até há alguns dias o ano parecia ter começado bem para o Paraná, mas bastou uma derrota clássica para tudo vir a tona. Desde 2007 a estória é sempre a mesma, daqui há pouco, infelizmente, só isso restará do Paraná, a história.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)