Futebol: Razão x Emoção
COBRAS
Novidade nenhuma a derrota fora de casa. Mais novidade foi a escalação de Sérgio Manoel na esquerda da zaga, e a volta de Gil. Será preciso mesmo jogar com três zagueiros pra deixar Joel como referência? Será que é impossível jogar com quatro atrás sem ter que deixar os laterais parados, bem como a zaga exposta? O que vejo pelo mundo é movimentação, cobertura e preenchimento de espaços. O esquema tático hoje em dia, aquele inicial, é o que menos importa. O que vale é quem se move, quem passa, quem volta marcando, quem sobra. Um ano inteiro treinando, perdendo e sofrendo e ainda discutimos formação tática? A verdade é que não temos padrão de jogo. Nunca tivemos. É na base do “deus nos acuda” do “bumba meu boi” do “sururu” na área e vambora!!
LAGARTO
Na esteira do dito acima, o treinador tem papel fundamental de motivação. Tendo o pessoal dinheiro na conta, não há mais desculpas para falta de foco e preguiça dentro das quatro linhas. Além disso, se chegou faz pouco tempo e não há tempo para treinar, não importa. Nessa fase de desespero de todos os times, se destacam aqueles treinadores que conseguem explorar o nervosismo alheio e mudar a partida durante os noventa minutos. Ou seja, o treinador deve agir, mudando conforme as fraquezas do adversário e o panorâma da partida, mandando o ponta cair nas costas do lateral, substituindo quem estiver sonolento. Se bem que nesse caso três substituições seriam insuficientes.
CROCODILOS
Eu assisto pela ESPN alguns jogos de futebol americano não por seu fanático pelo esporte, mas principalmente pelo espetáculo que é cada jogo de quaisquer times da NFL. Tenho amigos que participam dos Crocos e sei o quanto se esforçam pelo conhecimento e reconhecimento do esporte. Esse esforço pelo segundo ano é premiado com conquistas significativas da equipe alviverde. Parabéns Crocos! Muitas jardas de vida! Se a bola redonda só nos traz amarguras, a bola oval é só touchdown!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)