Futebol: Razão x Emoção
Passamos a semana inteira falando sobre Deivid e a falta que ele fará, sobre se o Júlio Cesar poderá ou não suprir a sua ausência, sobre se e como estarão Rafinha e Gil para a derradeira partida do turno, sobre Pereira dever ou não ser titular, sobre as variações táticas do nosso competente treinador, sobre a oportunidade de Alex conquistar seu primeiro título com o Coxa, ainda que simbólico, etc e etc...
Mas e o Londrina? Confesso que não vi e nem ouvi o Londrina jogar, até porque o Tubarão ainda não enfrentou o Coritiba.
Tudo o que sabia até então é que a torcida foi provocada pelo seu dirigente, que prometeu reduzir em 50% o preço dos ingressos do returno, caso hajam 20 mil pagantes domingo. E a provocação parece ter dado certo, eis que, até o momento, segundo o site oficial do LEC, mais de 10 mil ingressos foram vendidos.
Mas e o time? Qual é o time do Londrina? O treinador? A tática?
Vamos às informações.
HISTÓRIA: Fundado em 25 de junho de 1956, um dos mais tradicionais times do Norte do Paraná teve como seu primeiro presidente: Fioravante Bordim. E seu primeiro esquadrão foi: Domingos, Inácio, Jorge Davi, Zico, Paulinho, Marinho, Alaor, Procópio, Jaime, Gino e Rubinho. (fonte: site oficial)
CONQUISTAS: 1957 - Torneio da Amizade; 1959 - Torneio Início do Campeonato Norte-Paranaense; 1959 - Campeonato Norte-Paranaense; 1959 - Vice - Campeonato Paranaense; 1962 - Campeonato Norte-Paranaense; 1962 - Campeonato Paranaense; 1970 - Torneio Laudo Natel; 1973 - Campeonato Norte-Paranaense; 1974 - Torneio Osni Silveira; 1977 - 4ª Colocado - Campeonato Brasileiro (Série A); 1980 - Campeonato Brasileiro (Taça de Prata); 1981 - Quadrangular José Cadilhe de Oliveira; 1981 - 2º Turno Campeonato Paranaense; 1981 - Campeonato Paranaense; 1987 - Taça Jacy Scaff; 1992 - Campeonato Paranaense ; 1993 - Vice - Campeonato Paranaense; 1994 - Vice - Campeonato Paranaense; 1994 - Copa Cidade de Curitiba; 1999 - Campeonato Paranaense - (Série A-2); 2007 - 1º Turno Copa Paraná; 2008 - 1º Turno Copa Paraná; 2008 - Copa Paraná; 2011 - 1º Turno Campeonato Paranaense (Série A-2); 2011 - Campeonato Paranaense (Série A-2) (fonte: site oficial do Londrina)
TREINADOR DO LONDRINA: O Londrina é treinado por Cláudio Tencatti. Tencatti é formado em educação física e iniciou a carreira de treinador nas divisões de base do Cianorte. Foi auxiliar técnico de Agenor Piccinin, que comandou o time na ascensão para a primeira divisão do futebol do Paraná. Tencatti trabalhou também com o técnico Caio Júnior (Fonte- Futebolparanaense.net – LONDRINA)
ELENCO DO LONDRINA:
GOLEIROS: Alan José, Marcos Danilo e Deysner Silva;
ZAGUEIROS: Dirceu, Matheus, Édipo, Elson, Rogério e Gilvan;
LATERAIS: Maicon Vinicius, Jardiel, Lucas Ramon, Régis e Wendell;
VOLANTES: Sílvio, Sérgio, Germano, Elias, Diogo, Dennis Walker e Bruno Henrique;
MEIAS: Robson, Murilo, Celsinho e Hamilton
ATACANTES: Alexandre, Neilson, Marcelo, Tagueu Tadjo e Weverton (Fonte: Site oficial)
SISTEMA TÁTICO DO LONDRINA: Tendo Germano como capitão, volante saído das categorias de base do próprio tubarão há 10 anos, o Londrina possui um time jovem, veloz, caracterizado pelo jogo ofensivo, o que lhe levou à liderança de finalizações acertadas do certame. Atuando predominantemente no 4-4-2, dá ênfase à posse da bola e às fortes e frequentes chegadas dos meias ao ataque. O treinador do Londrina afirma que respeita o Coritiba, mas que também deve ser temido e que tentará envolver o Coxa: “Não vou poder me adaptar muito ao Coritiba. Tenho de fazer o Coritiba se adaptar ao Londrina, porque quem joga em casa somos nós, quem precisa da vitória somos nós. Então temos de ter atitude desde o primeiro momento”, disse Tencatti. (Fonte: Jornal de Londrina)
PRINCIPAIS DESTAQUES DO LONDRINA PARA A PARTIDA DECISIVA: Oriundos da meia cancha e do ataque, Celsinho, Neílson, e Danilo são considerados as referências técnicas, e Germano, volante, o líder do elenco em campo e fora dele. Em notícia divulgada no site do jornal Folha de Londrina, o técnico Claudio Tencatti disse sobre quais seriam seus principais atletas: "Germano e Celsinho, que são os líderes da equipe. O Neílson, que vem de dois títulos estaduais com o Avaí e Chapecoense. O Danilo, que já teve vários acessos. No entanto, todos serão importantes. Chegou o momento de decidir e eles terão que resgatar isso".
DESFALQUE CERTO: O lateral-esquerdo Wendell recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o J. Malucelli e terá que cumprir suspensão. O colombiano Acuña, que chegou como lateral e depois pediu para jogar no meio-campo, é uma opção. Outra possibilidade é a improvisação do polivalente volante Sílvio na posição. O jogador disputou a reta final da Série B do ano passado pelo Ipatinga-MG atuando justamente na ala-esquerda. (De Tiago mossini – para Folha de Londrina.)
JULGAMENTO NO TJD: Bruno e Dirceu, aquele mesmo que era do Coxa, estão à disposição de seu treinador para a final contra o Coritiba e voltam hoje aos treinos. Eles aguardavam o julgamento da 3ª Comissão Disciplinar do TJD-PR realizado ontem, tendo sido absolvidos das acusações de infração dos dispositivos 254-A, e 254, parágrafo 1º, do CBJD.
CURIOSIDADE: O Londrina já foi treinado por um global e famoso ator de pornochanchadas: Nuno Leal Maia, que dirigiu o time entre 1995 e 1996.
Certamente que devemos nos preocupar e conhecer o adversário. Mas o mais importante é que os jogadores e a comissão técnica Coxa conheçam seu próprio potencial, e consigam, no jogo, exercer e traduzir a nossa superioridade técnica em gols.
Em outras palavras, se jogarmos com respeito e seriedade, certamente fisgaremos o Tubarão!
SAV!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)