Futebol: Razão x Emoção
Bem amigos da rede Lobo!
- Agora em definitivo, direto da linda Pau-d'Arco do Piauí, cidade com mais de 2 mil habitantes, uma das 47 sedes da copa do mundo, e que apesar de não ter escola, posto de saúde, e o caminhão pipa passar apenas uma vez por semana, agora tem este belíssimo estádio que custou 150 bilhões de euros, com capacidade para 400 mil pessoas, escada rolante, teto retrátil e grama especial para o clima árido do sertão nordestino...
Estamos aqui, trazendo todos os detalhes pra você da primeira e melhor partida do ano de 2014! De um lado, o time dos mais renomados e cascudos jurisconsultos atletas desportistas do Brasil. De outro, a instituição mais querida do Brasil e que cuida com tanto carinho do nosso futebol, com extremo bom senso.
- Mas vamos falar primeiro do Grêmio. Caíu Ribeiro, Que timaço esse do Liminarense hein!?
- Realmente chefe, os dirigentes dos times se atentaram muito bem ao fato de que o mais importante esse ano não era nem a técnica, nem a tática, nem o físico dos jogadores, mas sim o conhecimento jurídico dos atletas. E a grande prova disso é o lateral esquerdo do Liminarense, revelação da 39ª rodada do ano passado, Dr. Abilhoa Palhares Alcântara do Rêgo Neto, que além de pesar 145 kg, carrega uma maleta de couro com 5kg de processos em que já foi campeão, e sua caneta de ouro na lapela a qual ele ganhou, segundo ele, do grande campeão do torneio de Haia, Rui Barbosa!
- E qual é pra você, BigHouse, o destaque deste time do Grêmio?
-Olha, pra mim, esse time me lembra muito a democracia corinthiana, aquele nosso time era demais! Eu sou demais!
- Grande BigHouse, sempre com sábias palavras! Mas vamos lá, pro gramado com nossos repórteres. É com você Tira-o-Marcos!
- É isso aí, “seu Xarope do cara...”, muito boa tarde amigos! O CBFSTJD F.C. aposta na experiência para vencer esta partida, e eu estou aqui com o técnico e comandante supremo das forças do time, o Dr. Maria José Matusalém Roberto Marin. Dr. Roberto Marin, mais um ano, mais uma disputa acirrada?
- Pois é Tiro, apesar da minha grande experiência, eu que completo amanhã 107 anos de carreira dedicados ao futebol, na qual eu comecei quando larguei a batina aos 36 anos. Mas enfim, eu assumi a equipe do CBFSTJD F.C. há pouco tempo, quando da saída do antigo mestre dos magos Enricado Tenchero de Bosque. Ele deixou um grande legado, e recebe por isso um gordo salário até hoje, e eu estou aqui pra garantir a defesa do título conquistado na 39ª rodada no ano passado, a qual vencemos na ida e na volta por 5x0 e por 8x0 respectivamente.
- Obrigado! Xarope...
- Valeu Tiro! É isso amigo! Prepare o seu coração! A mesa já está posta!! E a Lobo transmite ao vivo e com exclusividade pra você, até porque comprou todos os direitos de transmissão até 3.125 D.C!
“Brasil sil sil sil sil !!!”
- De todos os ângulos! Por trás, por cima, pelos lados, e até com nossa câmera exclusiva colocada embaixo da mesa! É amigo, aqui você não perde nada, nada além de tempo, paciência, dinheiro e dignidade...
- O árbitro confere se a mesa está com as quatro pernas bem firmes ao solo, os auxiliares se posicionam ao centro, um de cada lado, para garantir que nenhuma das equipes atravesse para o lado do adversário, pois como vocês sabem, as regras desse que é o mais clássico dos esportes brasileiros não permite que os jogadores forcem a mesa além da sua metade.
...prrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
- Apita o árbitro! A partida começa e.... opa, já tem uma falta feia ali.. E se tem falta esse é um assunto para Aroldo Cesar Novilho. Foi falta Aroldo?
- A regra é dúbia! Pode ter sido como pode não ter sido falta. Depende de quem fez e quem sofreu. Repare na imagem da câmara de baixo da mesa: claramente mostra que não dá pra saber o que ocorreu... então, na dúvida, fez certo o árbitro, que nada fez.
- Tá certo... A partida segue modorrenta, meio lenta, meio sem graça, muita leitura, muita discussão, muito estudo, e pouca intensidade, não é mesmo Caíu?
- É mesmo chefinho querido, e nem poderia ser diferente, até porque o time do CBFSTJD F.C. não precisa se expor tanto ao ataque, porque joga com os regulamentos embaixo dos braços.
- E pra você House, qual a saída pro Liminarense conseguir furar essa retranca do CBFSTJD F.C.?
- Olha, eu acho que eles tem que fazer o simples, o comum, Justiça Comum, até porque eles podem atacar pelas diversas varas cíveis, pelos flancos e brechas da lei, evitando o centro congestionado da Justiça Desportiva.
- Trinta minutos de um zero a zero terrível e a mesa não deu nem sinal ainda indicando para que lado vai virar. Vamos aproveitar então para lermos uma pergunta de um dos nossos queridos nerds, punheteiro sem amigos, viciado em internet. Vamos lá, coloca na tela:
- A pergunta é pra você Caíu: “ Quem perde mais com as ausências: O CBFSTJD F.C. que não tem mais o comanado firme do Enricado Tenchero, ou o Liminarense que hoje não conta com a sapiência e sagacidade do Dr. Oswaldo Cesárea?
- Olha mestre...
- Espera Caíu, já já você responde porque tem confusão na arquibancada, e...que é isso gente... olha lá, olha lá, o pau ta comendo... a torcida do Liminarense invade a parte reservada à torcida do CBFSTJD F.C.!! Que coisa feia amigo... Virada de Mesa é saúde, é esporte, não precisa brigar!!!
- É difícil até falar de cenas tão brutais como essas não é mesmo Caíu, House?
- Pois é chefe, eu me lembro que quando era criança meu pai me levava pra assistir viradas de mesa com rodada dupla, as torcidas se misturavam nas antigas gerais, era uma festa só, a virada de mesa não merece isso...
- É duro chefe, eu sou do tempo da virada de mesa arte, virada de mesa moleque... não é fácil... ver um esporte tão lindo como esse dominado por vândalos...eu que virei tantas mesas pelo Corinthians, no tempo de Sócrates, Hipócrates, Platão e tantos outros, contra grandes times, fico muito triste em ver uma partida ser decidida assim, fora de campo...
- E o árbitro decide encerrar a partida por falta de condições, falta de segurança, até porque, temos um público superior a 345 mil pessoas, apenas 7 seguranças e nenhuma ambulância. Que pena! Um domingo triste, e que deve ser esquecido e rasgado das páginas da história da virada de mesa brasileira.
Valeu Caíu, House, fiquem agora com o Dominguinho do Gordinho, depois Fantóxico e mais parte Pedro BBBial com o novo BigBostaBrasil....
- Lobo! A gente não tá nem aí pra você!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)