Futebol: Razão x Emoção
“O Coritiba tá sem clima.” “Precisa de alguém pra passar a mão na cabeça dos jogadores”
Duas frases que ouvi da imprensa nesta semana de eliminação Coxa.
Então pergunto aos senhores e senhoras:
O seu chefe, gerente, encarregado, algum dia passou a mão na sua cabeça? Todo dia o clima no seu ambientes de trabalho é dos melhores? Seu chefe é carinhoso com você, sempre pergunta como está sua vida, família e filhos? Se ele pode te ajudar com alguma dívida? Seus colegas de trabalho sempre te ajudam e são legais com vocês?
Se a resposta for não, nada mais natural. Não natural seria você deixar de fazer o seu trabalho, por falta de “clima”.
Agora, se o teu chefe não te paga, ou não lhe dá meios para realizar o seu trabalho, aí sim é de se concordar que seu trabalho reste prejudicado. Como entregar o relatório se a internet caiu e a impressora está sem tinta?
Contrariando tudo o que a imprensa erroneamente diz ser a necessidade do Coxa, Alex disse hoje, segundo a Gazeta: "É uma relação de empregado e patrão". Ponto.
E nessa lógica empresarial, onde o Coxa é a empresa, os jogadores os funcionários, o que seríamos nós torcedores?
Consumidores e acionistas. Como consumidores, temos o direito de reclamar pelo produto que nos vem sendo ofertado. Em verdade, a propaganda enganosa é o grande problema. A imagem vendida de um time forte e clube austero não se coaduna com a deficiência técnica dentro de campo e a financeira fora dele.
Como acionistas, o que pode nos dar alguma esperança é a saída precoce do Paranaense. Se no ano passado a empresa alviverde obteve lucro no primeiro semestre (isso se considerarmos o título estadual como lucro), mas no segundo só teve prejuízo, quem sabe este ano, com algumas mudanças de estratégia, o gráfico de lucros seja ascendente.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)