Futebol: Razão x Emoção
Borussia Dortmund, média de mais de 80 mil pessoas por jogo, em qualquer jogo de qualquer campeonato. Manchester United, média de mais de 70 mil pessoas por jogo em qualquer campeonato.
Ah..., mas eles tem craques e os adversários também! Além disso os estádios são extremamente confortáveis, por isso o público vai.
Desculpa esfarrapada de acomodados. Todos querem um Coxa forte, brigador, vencedor. Mas quantos querem pagar o preço? Uns doze mil em média. Medíocre média.
Façam uma pesquisa pela média de público das segundas divisões inglesa e alemã. Comprovarão que são infinitamente superiores do que as nossas. Pesquisem sobre a média de público da liga estadunidense de futebol. Até lá onde o futebol é incipiente, as médias são maiores que as nossas.
Alemães, ingleses, estadunidenses, estes sim gostam futebol. Nós não. É o que os números atestam.
Pergunto, será que se o Coxa cumprir a nova eterna promessa da Nova Mauá, haverá aumento de público? Será que se o Coxa fizesse um novo estádio, haveria aumento de público?
Vejam, não digo aumento de sócios, que também é um número ridículo comparado com o número total de torcedores Coxas. Me refiro a público, gente no estádio, gritando, apoiando, consumindo, injetando dinheiro no clube e motivação no time.
Quinta agora vem o Fluminense. Time do eixo, com vários medalhões tarimbados. O horário do jogo também é bom, 21h, bem melhor do que o impraticável horário das 19h30m. Será então que chegaremos a 20 mil torcedores?
Difícil, mas sonhar não custa nada.
Eu estarei lá. Eu, meus amigos fiéis, coxas de quatro costados, e mais alguns milhares de abnegados.
Você que me lê, se quer um Coxa forte pra esfregar na cara dos adversários, um time capaz ao menos de fazer frente às grandes potencias nacionais, associe-se! Jamais cresceremos se ficarmos dependentes do dinheiro da TV.
Você que já é sócio, mas não tira o pijama, vista sua camisa e vá ao Couto!
O que você está esperando? Libertadores? Será difícil conquistá-la sem o apoio maciço da torcida!
Eu sei que não é fácil sentar em cadeiras desconfortáveis, de causar dores nos joelhos e nas costas. Tampouco é bom ficar embaixo de goteiras para ver muitas vezes um jogo sofrível e modorrento. Mas é este o estádio que temos, é este o time que temos. E se você se ausentar, se omitir, virar as costas, nada vai melhorar!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)