Futebol: Razão x Emoção
Apesar de ainda existirem dúvidas sobre a escalação Coxa, ante a lesão de Rafinha, Rafael Silva, e a ausência de Lincoln, acredito que da volância pra frente, Marcelo Oliveira vá de: Junior Urso, Tcheco, Sérgio manoel (a quem nosso treinador já se referiu como meia) e Everton Ribeiro; Roberto e A. Aquino. Atrás: Vanderlei, Gil, que jogará pela direita no lugar de Jonas, ao lado de Demerson, Emerson e Lucas Mendes.
Parece-me bom time para um jogo no qual o Coxa deve se portar como uma aranha armadeira: defensivamente firme e coeso, porém, pronto para dar rapidamente o bote certeiro e final.
Além da postura tática, a preleção será muito importante para sairmos de Belém com a vaga na bagagem, pois, algumas características psicológicas não poderão faltar à equipe durante os 90 minutos:
Respeito. Ao clube que é um dos maiores do Norte do país, e que, justamente por estar mal posicionado no cenário do futebol brasileiro, apostará todas as suas fichas neste jogo. Seus jogadores, alguns realmente bons, como Picaxú e Thiago Potiguar (que deve jogar mais adiantado, segundo o site oficial do Paysandú) ante a transmissão televisiva, farão de tudo para honrar a camisa e sua torcida que certamente se fará presente no Mangueirão.
Seriedade e Atenção. Jogos da Copa do Brasil, para não fugir do chavão, dividem-se em dois tempos de 90 minutos. Para não sermos surpreendidos, devemos entrar atentos, firmes e seguros desde o início da partida. Não levar gol e agüentar a provável pressão durante os 15 primeiros minutos é fundamental.
Inteligência. O tempo é nosso aliado, saibamos usá-lo até que a ansiedade e o desespero tomem conta do time deles. Tocar a bola com sabedoria, sair com rapidez nos contra-ataques, evitando discussões desnecessárias com a arbitragem e com o time adversário. O nervosismo deve estar do lado bicolor e jamais do nosso.
Competência e Tranquilidade. Para aproveitar os espaços e os contra-ataques aos quais certamente estará exposta a defesa do Paysandú. Um Gol na hora certa pode definir este jogo que é 50% psicológico. Se uma única oportunidade surgir, ela deverá ser bem aproveitada.
Não será tarefa fácil, mas se levarmos a efeito todos estes fatores, certamente sairemos de Belém classificados e ainda vitoriosos!
SAV!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)