Futebol: Razão x Emoção
Você pode ser de direita ou de esquerda; deves ter um lado, e não ser um peemedebista. Mas o que não podes fazer é crer na dicotomia bem e mal. Se algo de bom se tira desta crise, além da mobilização autônoma do povo, (que inclusive enxotou muitos políticos oportunistas dos protestos) é o escancaramento do sistema político nacional. Para obter a chamada governabilidade, o executivo dá um pouco de poder aos partidos fortes, como PMDB, através de importantes cargos e ministérios. O resto dos partidos de aluguel (todas aquelas cifras vazias e legendas minusculas) são comprados por qualquer quirera, inclusive alguns oposicionistas. Quem não mete a mão na teta, exceções raríssimas,tem a moral de se opor ao governo, pois não têm rabo preso.
As empresas por sua vez doam para campanhas de todos os candidatos (veja no site do TSE as contribuições das empresas investigadas tanto a PT como a PSDB, em todos os níveis de governo) com reais chances de vitória, porque pra elas pouco importa quem vai vencer a eleição, muito menos sua ideologia. Só lhes importa o retorno financeiro futuro. Doações de campanha são investimentos que a lava jato mostrou serem muito rentáveis.
Ok, mas porque estamos tratando disso num Blog de futebol?
Porque o hoje o coxa lançou hoje cedo, seu setor e projeto de compliance o 'conduta coxa branca.' Quem lê minhas colunas sabe o quanto sou crítico da coxa maior, mas este lançamento pode resultar em gol. Depois dessa avalanche de corrupção, compliance, um conceito relativamente desconhecido do grande público, será muito importante pra quem quiser ser respeitado no meio político e no meio empresarial. A teoria é ótima e todos devemos esforçarmos para pô-la em prática.
Um time e um clube são reflexo de sua torcida, tanto quanto um governo é reflexo de seu povo. Os políticos, dirigentes e cartolas não são seres alienígenas vindos do planeta Corrupton; São criaturas oriundas, aceitas e até idolatradas por nossa sociedade. Sabe aquela frase cliché "o mundo muda se você muda." Ainda não inventaram outra melhor para definir o momento.
Ps. A palestra do Procurador Deltan Dalagnol é inspiradora, e consegue ser técnica e emocionante ao mesmo tempo. Se sair nas ruas e escrever frases de ordem no Face é insuficiente pra você, acesse o site das DEZ MEDIDAS do MPF contra corrupção. A proposta já foi assinada por 1,5 milhão de pessoas e dia 29 deste mês será entregue como projeto de Lei de iniciativa popular ao congresso.
Talvez você desconfie das pessoas por trás desse projeto do Coxa lançado hoje, como eu. Mas a ideia realmente é boa e merece nosso voto de confiança. Então acessemos o site www.condutacoxabranca.com.br e auxiliemos o Coritiba nessa boa iniciativa.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)