Futebol: Razão x Emoção
Exorcizado o "Exú-Corneta", é hora de conjurar o "caboclo torcedô" e seu exército de almas perdidas e penadas de amor pelo verdão, cruzar os dedos, juntar as mãos, acender vela, ajoelhar, pegar o galho da arruda, orar, fazer promessa, cerrar os punhos e torcer para passarmos de fase na Copa do Brasil. Na quarta o Coxanautas vai transmitir o jogo pelo youtube, com uma transmissão bem melhor que qualquer outra já feita na história da civilização ocidental. E hoje, terça, tem live pré-jogo. Acesse, se inscreva, clica no sino e pau máquina! https://www.youtube.com/@COXAnautas
Há uma semana o Coritiba demitia seu vigésimo treinador, salvo engano, em 8 anos. Estabelecendo a ridícula e deprimente média de 4,8 meses de comando por treineiro. Não precisa muito mais que isso para explicar a tragédia esportiva na qual estamos afundados.
Sou contra projetos de curto prazo, simplesmente porque não são projetos, mas sim ações. E no coxa estas ações têm sido geralmente emergenciais, circunstanciais e baseadas nos mais inusitados motivos. Via de regra o que determina a escolha dos nossos treinadores passa longe do modelo de jogo, ou por algum estilo que o clube queira implantar. Tais decisões são baseadas nos limites financeiros e na capacidade do professor da vez em nos levar para a série A, ou não deixar cair para a B.
O português Antônio Oliveira partiu, sem deixar saudade, é verdade, mas expondo uma chaga purulenta a castigar os intestinos de nosso amado clube. Não há comando! O que também não é novidade no alto da glória, que sempre foi recheado de pessoas dando palpites e lutando por interesses, digamos, não coletivos.
Outro Antônio chegou, e com ele uma série de perguntas e dúvidas. Será que ele conseguirá dar um padrão de jogo ao clube? Será que o clube dará a ele a chance e o tempo necessários para trabalhar? Quem o trouxe? por que o trouxe? Será que a torcida terá paciência?
Aliás, eu que sempre fui um grande crítico dos torcedores impacientes, começo a dar-lhes uma colher de chá, porque está muito difícil ter paciência e confiança de que algo mudará.
Se existe SAF mandando já, está errado. Assinem os contratos, divulguem. Nos permitam ao menos saber de quem devemos cobrar. G5, G9, G23, está mais do que provado que não funciona. Se não queremos um sistema monocrático, pelo menos temos de ter menos pessoas mandando, e que mandem de fato.
Se tem gente de fora do G5, de fora de Curitiba, ou de fora do país dando as cartas. Que apareça. Dê a cara à tapa. Nós estamos lá no alto da glória toda semana levando bofetada, por que vocês não?
Exorcizado o "Exú-Corneta", é hora de conjurar o "caboclo torcedô" e seu exercito de espíritos apaixonados pelo verdão, cruzar os dedos, juntar as mãos, acender vela, ajoelhar, pegar o galho da arruda, orar, fazer promessa, cerrar os punhos e torcer para passarmos de fase na Copa do Brasil. Na quarta o Coxanautas vai transmitir o jogo pelo youtube, com uma transmissão bem melhor que qualquer outra já feita na história da civilização ocidental. E hoje, terça, tem live pré-jogo. Acesse, se inscreva, clica no sino e pau máquina! https://www.youtube.com/@COXAnautas
Sigam-me os bons! @fernandoschumakmelo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)