Futebol: Razão x Emoção
Será que acabaremos com mais jogadores que pontos?
Assistindo à live dos amigos ontem no youtube do coxanautas, concordei com eles sobre o tamanho da bomba largada no colo da SAF.
A diretoria que trabalhou para sair de cena de forma honrosa, tentando levar consigo décadas de incompetência e amadorismo, manteve a tradição e formou um time com a máxima incompetência possível.
Na mesma live, mais à frente, meu pensamento foi verbalizado: "não temos nem com quem reclamar!". Não há mais o Coritiba do conselho, há uma empresa. Um terceiro. Alguém que não foi eleito, mas sim comprou o Coritiba! O projeto gera medo.
Medo que se fez ouvir pelo silêncio ao final do jogo. Quebrado eventualmente por poucas vaias. Quem estava no estádio sentiu isso, a transmissão pela TV reportou isso: a incredulidade e a decepção da torcida alviverde.
O que fazer? De quem cobrar? O que esperar?
Não vejo saída em mudança alguma, e nem sei qual faria... Se fosse para mudar algo, mudaria tudo: técnico, jogadores, diretoria, mas não dá.
Sobre o time em si, melhorou. Natanael, sem força, foi bem substituído pelo leão Robson, que, sim, perdeu um gol feito é verdade, mas infiltrou na área para receber um lindo passe de Marcelino Moreno. Como a nossa sorte atual é o azar, mesmo realizando a melhor e mais bonita jogada de 2023, perdemos. Fizemos o melhor primeiro tempo do ano, não matamos o jogo, perdemos.
É possível que o projeto de longo prazo prove ser mais longo ainda, com uma indesejada porém, quem sabe, necessária Série B.
Não é o que queremos, claro, nem pelo que torcemos. Mas em tempos de racionalidade, gestão e reenergização, temos de considerar esta possibilidade.
Parece que só resta esperar. Como um agricultor que joga a semente durante a pior geada da história, talvez colhamos algum verão no próximo inverno.
Vivemos o pior dos mundos: uma herança baseada em promessas de diretores arcaicos, a ser administrada e cumprida por uma SAF. Ou seja, a conta não fecha.
É torcer pelo melhor esperando pelo pior. Sem perder do horizonte a possibilidade de terminarmos o campeonato com mais jogadores que pontos.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)