Futebol: Razão x Emoção
O Coritiba "vira a chave" e agora dedica-se exclusivamente à Sula-mericana. Digo isto com tristeza e desesperança porque - como desgraça pouca é bobagem - a história não raras vezes reserva ao arqui-rival daquele Clube que está muito mal um ano muito bom. Veja, por exemplo, o caso do Fortaleza e do Ceará. O cap está colhendo os frutos de mais de vinte anos de administração Petraglia de quem se pode gostar ou não, mas nunca não reconhecer o que era nosso co-irmão antes dele. Um cara como ele é o que falta no Alto da Glória.
Eu não tenho conhecimento de como foi a administração do grande Evangelino da Costa Neves, mas poderia, se soubesse, dizer que falta um outro Evangelino com base apenas no título nacional. Mas de toda forma não é apenas um título que torna uma administração boa ou ruim. Os únicos momentos felizes dos últimos dez anos foram dois vices-campeonatos da Copa do Brasil ambos na administração Vilson Ribeiro de Andrade. Também poderia dizer que falta outro Vilson, mas ele não conseguiu conter a intransigência dos conselheiros muito menos conseguiu convencer por mais um mandato os sempre descontentes torcedores do Coritiba. Talvez então falte dar mais tempo a alguém no comando do Coritiba. Alguém que trate a imprensa como ela merece, e que consiga de fato apoio para realizar um projeto de longo prazo. E quando eu digo longo prazo eu quero dizer trinta anos porque para uma instituição Centenária e que pretende ser bicentenária trinta anos é curto prazo.
Não nos resta mais nada esportivamente a não ser focar na sul-americana e tentar secar o time da Baixada. Mas será essa a nossa eterna sina daqui para frente: competir com o Paraná e invejar o atlético?
É preciso uma mudança estrutural. A saída de Samir não servirá pra nada a não ser acalentar os corações dos vingativos que não votaram nele e dos decepcionados que votaram. Mas concordo que havendo um substituto com apoio e tolerância, talvez fosse salutar - pela situação calamitosa em que estamos - essa mudança de mandatário, apenas para "unir" a torcida que de fato não confia mais na atual diretoria.
É preciso uma mudança cultural nos eleitores e nos eleitos, pois que os primeiros elegem para trocar, e os segundos administram sabendo que serão trocados, e que, não importa o quão competentes sejam, serão sempre perseguidos e defenestrados.
Falta continuidade ao Coritiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)