Futebol: Razão x Emoção
“Depois de anunciar o retorno de Guto Ferreira, Amodeu confirma os retornos de Léo Gamalho e Leandro Castan.” Calma gente, é apenas uma fake News parcial. A parte do Guto é verídica, mas é tão aviltante à nossa inteligência que nos permite imaginar que outros nomes retornarão ao Couto Pereira, nomes inclusive que muitos pensam jamais deveriam ter saído.
Guto Ferreira é um cara competente. Foi demitido porque não tinha o padrão da Faria Lima, o estilo, não usa sapatênis, pulôver nem óculos da chill beans. Antônio Oliveira, mais jovem, mais “bonito” para as câmeras’, mais magro, e teoricamente mais moderno, tinha mais o perfil da nova administração, e por isso foi contratado. Assim como Arthur Moraes, Antônio Oliveira não tinha currículo a apresentar e foi uma aposta na modernidade. Aposta errada.
O que mais me irrita nessa nova administração - para além dos retornos dos que jamais deveriam ter vindo, e da ida dos que jamais deveriam ter retornado - são as mentiras e tentativas descaradas de nos fazer de idiota. Amodeu disse na entrevista que nada teve a ver, nem a SAF, com a saída do Guto, as contratações do português e os jogadores que este avaliou e avalizou no início do ano. Mentira. Até o próprio Guto admitiu que foi demitido pela SAF.
Amodeu disse também que apenas a partir do meio do ano a SAF começou a dar as cartas. Mentira. É de senso comum, da torcida, da imprensa, de todos, que a diretoria da associação largou mão do futebol muito antes. Disse Amodeu ainda que Arthur nunca deveria ter sido diretor de futebol, que acumulou funções, e que ele tem uma função mais de rainha de Inglaterra. Ora, por que então não trouxeram um nome forte ainda em agosto, ou logo após a saída de Drubscky, ainda que para um desesperado tiro curto?
Eu realmente acredito no projeto de longo prazo. Confio na SAF, e acredito que ela (qualquer coisa) é melhor que ter a velha confraria no comando. Sempre achei que teríamos diversos percalços, e até uma queda eu achava possível. Mas além dos nomes que são deveras questionáveis, o modus operandi desta administração está me decepcionando. Marcelo Carneiro esteve na coletiva, e, perguntou algo extremamente profundo, mas que infelizmente nem todos entenderam: questionou, no meu entendimento, em outras palavras e com muita elegância “ se a SAF se comunicaria melhor com a torcida? Se iriam parar de blefar e começar a falar a verdade sobre quem manda e o que ocorre.”
Amodeu não convenceu na resposta, e ainda entendeu a crítica como elogio. Se foi falta de percepção, me preocupa tamanha burrice de nosso CEO. Se foi malandragem, me preocupa também, porque podemos ter um velhaco, enganador e embusteiro no comando do nosso futuro.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)