Futebol: Razão x Emoção
A contratação de Guto Ferreira teve como fulcro o fato de ser um treinador híbrido e total flex, ou seja, serve tanto pra série A, quanto pra série B. Ocorre que ficamos na série A e, para mim, Guto tem mais perfil de série B. Assim sendo, a depender dos reforços contratados, não estará à altura do desafio que se nos apresenta.
O Coritiba conseguiu a muito custo manter-se na Série A e o trabalho de Guto não deve ser desmerecido. Aliás, nem é pelo trabalho dele que eu acho que ele não deve ficar, é pela falta de repertório e de condições de fazer algo diferente. Guto é representante de uma classe de treinadores limitados, tal qual Adilson Batista, Argel Fucks, entre tantos outros que, passadas algumas rodadas de motivação, nada mais têm a oferecer.
Até mesmo as entrevistas de Guto são enfadonhas, até grosseiras em alguns pontos. Por mais que eu repudie e tenha asco de boa parte da imprensa futebolística, o cara que se senta pra dar entrevista tem de falar muito mais do que Guto fala. Guto me parece treinador boleiro, e o futebol de hoje requer pelo menos um boleiro que estude. Ou um estudioso que saiba falar a língua da boleiragem.
Sim, eu sei que Guto tem contrato até o final de 2023, mas isso nunca impediu de demitirmos jogadores e treinadores antes. Multa por multa, que se pague a de Guto e se recorra a alguém melhor. Sabemos que nossos jogadores serão medianos, e que não teremos um time primoroso no quesito técnico. Deste modo, seria preciso alguém com mais capacidade, e mais formas de tirar leite dessa pedreira. E esse cara não me parece ser o Guto.
Não devemos fazer estripulias ou contratações bombásticas, muito menos renovar com Régis, entre outros que PRECISAM ir embora para ontem. Mas o treinador é uma função para a qual, fosse eu membro do G5, abriria um pouco a mão para contratar. De preferência um estrangeiro, porque, se for pra trazer algum outro brasileiro, deixa o Guto mesmo, porque seria trocar seis por meia Dúzia.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)