Futebol: Razão x Emoção
Nada melhor que uma boa e velha ilusão, não é mesmo? Quem aí não se deixa levar por um elogio exagerado, um eu te amo de quem conheceu ontem, ou uma promessa de aumento que nunca se cumpre. A gente adora se enganar. No futebol, então... Como nos iludimos.
E esse ano eu vou fazer exatamente isso. Me iludir. Até porque nos últimos anos tenho sido guiado pela razão e pela serenidade e em que pese a decepção no fim do ano seja menor, a atitude racional não tem dado sorte ao verdão, então, tentarei ser só emoção. Vou deixar a seriedade para os processos do escritório, a concentração para as aulas, e a reflexão baseada em dados e frias estatísticas para as pesquisas acadêmicas. No futebol, vou me permitir ser um tolo.
Tenho até razões para isso e nem serei tido como tão louco, já que o Clube aprovou a SAF, manteve o treinador, e trouxe alguns bons reforços. Manteve a base do ano passado, mandou embora quem realmente não estava nos planos e elevou da base alguns bons valores. (E nada de me contratar o Adriano, hein, diretoria!!)
É isso! Vou acreditar piamente no trabalho e torcer como se não houvesse amanhã. Não me preocupar com Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro e acreditar que faremos contra esses, 9 pontos fora de casa. Gamalho será vice-artilheiro, logo atrás de Igor Paixão, William Farias o campeão de desarmes e Val o melhor lateral direito improvisado da história; Ocupando definitivamente a posição após a venda de Natanael para o PSG por 450 milhões de Euros. Alef Manga será o campeão de assistências seguido de perto por Régis, Andrey e só então por Arrascaeta, Everton Ribeiro, Hulk e Rafael Veiga. Muralha será seu próprio nome e Guilherme Biro, Luizão e Biel serão as revelações do Brasileirão. Morínigo será o treinador do ano levando o Coxa à libertadores com cinco rodadas de antecedência e recusará propostas do Cruzeiro, Fenerbahçe e seleção paraguaia pra treinar o Coxa no campeonato continental em 2023.
Vou me animar e me emocionar. Vou deixar a razão falar mais baixo e dar lugar à euforia apaixonada. Vou me entusiasmar com vitórias sobre times medíocres e fregueses tradicionais e apostar valendo em sonoras goleadas. Jamais o "cartola" verá um jogador que não do Coxa! Vou começar desde já a pintar a faixa para levar à final da Copa do Brasil com o dizer “eu já sabia”. Vou torcer também que nossa torcida será como eu, 100% apoio e 0% críticas. Vou fazer isso até a próxima coluna. Coluna aliás que em 2022 completa 10 anos! Mas esse é assunto pra outro momento. Abraços emocionados!
Sigam-me os bons @fernandoschumakmelo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)