Futebol: Razão x Emoção
Se fosse para demitir o treinador, deveriam tê-lo feito ainda no vestiário após a vergonhosa partida contra o Criciúma. Sim, nos classificamos, mas a duras penas, e com boa ajuda do goleiro Gabriel e do Imponderável de Almeida.
Se forem contratar jogadores, a hora também é agora. Não adianta nada trazê-los a uma semana de começarmos o brasileirão porque aí a desculpa da comissão técnica estará pronta: “não tivemos tempo de preparar um esquema com os novos
atletas” e aquele canto de lamentação que já conhecemos e do qual estamos cansados.
Por mais que eu seja refratário à ideia de demitir o treinador – pelo simples fato de que não vejo ninguém no mercado, que possamos pagar e que faça algo diferente - não posso negar que o trabalho involuiu. Muito por conta também da queda de rendimento de alguns jogadores, é verdade, mas a ausência de alternativas táticas causa preocupação. Quanto ao elenco, Jesus Trindade não é nem sombra do que já foi, merecendo um banco pedagógico há tempos. Manga, apesar de sempre tirar uma carta de si mesmo, não está no auge da forma, e os contratados Bruno Vianna, Pinho e Marcelino Moreno não estão fazendo jus aos valores neles investidos.
O argentino é o que mais preocupa, porque não conseguiu jogar nenhuma partida inteira bem. Gostaria de vê-lo como segundo atacante, ou ponta aberto, algo que ainda não foi tentado de verdade. Ele é um jogador, pelo que vi, que precisa de espaço para arrancar, driblar e correr, e não me parece servir para criar o jogo, pensar, ou mesmo chutar de fora da área. Aliás, faltam meias criativos e que façam gols no elenco, principalmente se a saída de Régis se confirmar. Dois laterais, um para cada lado, já deveriam ter chegado para ontem também, assim como um diretor de futebol, head esportivo - chamem como quiser - alguém com coturno, com histórico e moral.
- Ah mas a SAF está planejando...
Que SAF? Cadê a votação? Onde está o contrato? Então os caras estão mandando de forma extraoficial, pra não dizer ilegal, e nós temos de concordar com isso? Se não for amadorismo isso é má fé pura. Se existe alguém ou alguma empresa colocando dinheiro no Coritiba e bancando treinador e atletas isso tem de ser colocado às claras. Se é tudo legal, limpo e bom para o Coritiba, por que esconder?
Ao manter o técnico a diretoria aposta alto e dá a entender à torcida que deve mantê-lo até o final do ano, a não ser que uma catástrofe ocorra. Dá a entender também que trará reforços, peças que cheguem para jogar, serem titulares, e não para compor elenco. Agora, se demitir o treinador após uma derrota para o Flamengo, resultado muito plausível, ou mesmo se não avançarmos à próxima fase da copa do Brasil, aí sim merecerá um diploma de amadorismo com pós graduação em incompetência.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)