Futebol: Razão x Emoção
Qualquer projeto que o Coritiba deseje desenvolver não deve contar com o goleiro Alex. Não usarei a alcunha que o deixou famoso porque a considero parte do problema. Lembram do “Ceifador”? Da “foquinha?” Pois é. E quantos outros “loves”, “gols” acabaram não tendo o necessário nível técnico para manter-se na elite do futebol? Goleiro bom tem de ser discreto. Não aparecer, ou melhor , só aparecer quando necessário.
- Ah, mas das defesas que Alex fez ninguém lembra...
Não lembramos mesmo! Vida de goleiro é assim, não pode errar. Aliás, não só goleiro. Inúmeras profissões não admitem erros. Citarei apenas dois exemplos: Não interessa quantos transplantes bem-sucedidos o médico fez; se ele errar em um, o paciente morre. Não importa quantos processos o advogado ganhou, se ele perder um prazo em um único julgamento, já era a causa.
O futebol é esporte de altíssima performance. Vivemos em um momento em que atletas são verdadeiros carros de fórmula 1: escalados como titulares, reservas, vendidos e comprados com base em nano estatísticas. Não se pode, portanto, admitir que nosso gol tenha, ainda que eventualmente, um goleiro que sequer possui os requisitos técnicos para a elite do futebol brasileiro.
Me entendam bem, Muralha é bom goleiro. Em um país onde menos de 5% dos atletas ganham mais de R$5.000,00 por mês, Alex pode bater no peito e dizer com a boca cheia que venceu! E pode até se destacar na série B, C. No Paraná Clube certamente seria capitão e ídolo do time. Mas para um clube que pretende manter-se por longo tempo na série A, e quiçá frequentar competições internacionais, não serve.
Isto sem falar no clima ruim com a torcida que não é de hoje. Ninguém mais tolera o jogador. E mais, o que pensam nossos outros atletas? Qual a mensagem que a instituição passa aos demais colaboradores ao manter funcionário tão questionado e justamente declarado culpado por várias derrotas?
Eu pessoalmente não gosto de textos assim, com críticas específicas e direcionadas. E não concordo com os xingamentos pessoais proferidos ao Alex pela torcida ao fim da partida de ontem. É preciso respeitar o ser humano por trás do atleta, mas entendo os torcedores por perderem a cabeça com as falhas seguidas do jogador. Se tem contrato ainda, que seja rescindido, seja pago o que se deve, e vida que segue.
Boa sorte, Alex!
Sigam-me os bons! @fernandoschumakmelo
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)