COXAnautas - Coritiba Eternamente

05/12, 14h27 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

O cap é o brasil na sulamericana

Sim senhores, o cap, não o Coxa. Quando o Coxa? Não sei. A continuar nessa toada, nunca. Desde a implantação do “petraglismo” no clube – que só ficou sob a égide de uma oposição moderada quando o hoje exilado Marcos Malucelli assumiu a presidência – foram necessários apenas seis anos para alcançarem um brasileiro, 2001; dez anos para chegar à primeira final internacional, 2005 – que perderam em grande parte por conta da mesquinharia do presidente do Coxa à época - e mais treze anos para estar novamente disputando um lugar de destaque na america latina.

O cap era um lixo, uma mixórdia. Na aurora dos anos noventa, faziam vaquinha para pagar a conta de luz e dar almoço a seus atletas. É o que hoje nós fazemos no coxa, com um pouco mais de dinheiro é verdade, mas muito, muito mais dívidas também. Entre quedas à segunda divisão, e outros problemas graves por corrupção, em vinte anos, o boom atleticano é notável. A baixada subiu, e hoje a olhamos de baixo para cima, ainda que embebecidos da empáfia de morar no “alto da glória.”

Mas o que eles fizeram de diferente?

Bom, não conheço os meandros e os bastidores do clube rubro-negro mas, de fora, é possível dizer que eles apostaram no modelo empresarial e na continuidade de comando e projeto. O “Mário”, como é chamado por seus chegados, como, por exemplo, o Ilustre comentarista Fernando Gomes - que se afoga se o mandatário entrar numa piscina com água até à cintura - não é um democrata, não é flor que se cheire, e também não é santo, haja vista o escândalo com Ivens Mendes, e o atual escândalo da construção da arena com dinheiro público. Mas sua habilidade gerencial é inquestionável, tanto quanto sua visão empresarial. Resultado: crescimento econômico, esportivo e institucional.

Enquanto nossa torcida envelhece junto com nosso patrimônio, a deles revigora-se de "vlogers" e "youtubers" da geração arena. Enquanto nós sentamos em nossa superioridade local, contentando-se em “ ter sido campeão primeiro”, eles nadam de braçadas rumo são futuro. É muito improvável, mas pode ser que ano que vem ou no outro, nós, por um acaso do destino como ocorrido com o pródigo Flamengo de Adriano de 2009, conquistemos um título importante e o cap caia à série B, ou C. Mas será viável contarmos com esta sorte e continuarmos administrando o clube como uma confraria de amigos e inimigos eventuais, sem planejamento para o futebol, e, à mercê de nosso embolorado staff administrativo, que, do porteiro ao diretor, passando pela comunicação, marketing, e advogados, tem aquele nefasto espírito de burocracia pública?

Precisamos refundar o Coxa. E eu vou sim continuar falando do co-irmão, e comparando-o conosco. Afinal, ele ainda é nossa medida, e assim deve ser para que nunca sejamos medidos em "Paranás". A inveja é um pecado, o ódio, uma praga, mas o reconhecimento é uma virtude. A grama do vizinho é sempre mais verde? Não sei. Mas que é sintética não há dúvida. Aos que emputecem-se e bradam: “Meu Deus, mas esse cara sabe muito do Cap, não seria um poodle infiltrado?” Não, eu apenas sei do que falo. E em que pese eu queira muito que o cap se dê mal por conta de um ou outro amigo meu atleticano insuportável, tenho outros grandes amigos atleticanos que gostaria de ver muito feliz com a conquista do título que ora disputam.

E se você chegou até aqui merece meus parabéns e contigo compartilho o que penso ocorrerá ao fim da era petraglista. Derrocada. Um bando de abutres que como pródigos herdeiros dilapidadores de espólio milionário surfarão por pouco tempo na onda dos bons ventos e depois acabarão com o clube. Por isso Mario tem tanto medo de largar o osso. Sabe que o futuro é incerto e, também, claro, como todo ditador, não confia em ninguém.

Debate

  • "O petraglia está para o CAP o que o Evangelino foi para nós, há muito tempo. Ele nunca escondeu que tinha isso como meta. Conseguiu. Espero que surja alguém no coxa com essa capacidade, e que eu ainda consiga ver. Se demorar muito, não será nesse plano... rs"

    José Dalgut Junior | 14/12, 14h52

  • "Eu quero que o Atlético se phoda... Quanto ao Coritiba, enquanto um presidente banana com cara de bêbado que nem a barba apara, e acredita que a solução para o mundo é o socialismo, estiver no comando, estaremos phodidos...obrigado imperio (a quem eu comparo ao MST) por colocar este mico nas costas do torcedor Coxa."

    Paulo P. | 13/12, 22h01 | Móvel

  • "Definitavamente, Fernando apesar de colocar algumas verdades, não deveria mais estar nesse site."

    Leonardo A. | 13/12, 21h16 | Móvel

  • "Quem elege um Samir da vida esperar o que?"

    Juarez J. | 12/12, 15h06 | Móvel

  • "Sendo zoado pelos poodles por causa deste texto.. lamentável. Último ano como sócio coxanauta."

    VALCIR J. C. | 09/12, 13h22 | Móvel

  • Ver todos os comentários (54)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet